Hoje, para desenvolver uma boa estratégia de fidelização de clientes, o gestor precisa conhecer as expectativas do público, além de entender a nova realidade do mercado. Nesse sentido, pesquisas de satisfação do cliente podem ajudar, e a NPS é a mais comum delas – além de um post completo sobre o tema, temos também um e-book 100% gratuito para download.
Quando falamos em fidelização de clientes em laboratórios clínicos, a crescente inovação tecnológica e o acesso fácil à informação fazem com que os clientes estejam cada vez mais exigentes e conscientes da sua importância para o setor. Por isso, para se destacar, é necessário sair do lugar comum e executar ações diferenciadas, que destacarão o laboratório não apenas aos olhos dos clientes, mas também em relação à concorrência.
Neste post, separamos dicas especiais e certeiras quando o assunto é fidelização de clientes em laboratórios clínicos. Se sua intenção é conquistá-los e retê-los, acompanhe!
Atendimento humanizado
Diferentemente do que acontece em outras empresas, os clientes de laboratório não chegam eufóricos ou animados para fazer uma coleta ou retirar os resultados dos exames. Devido a isso, o atendimento aqui deve ser muito mais humanizado.
No atendimento humanizado o profissional se mostra mais disposto a ouvir e entender os questionamentos do cliente, utilizando um misto de empatia, ética e conhecimentos técnicos sobre a área de saúde.
É importante o diálogo transparente, escutar as opiniões e oferecer respostas condizentes a cada dúvida apresentada. E isso não deve se limitar ao primeiro atendimento – em toda a jornada do cliente, a metodologia de interação deve ser a mesma.
Temos um post completo sobre atendimento humanizado em laboratórios aqui.
Serviços diversificados e de qualidade
Todos os laboratórios oferecem os serviços básicos, e isso torna a concorrência bastante nivelada. Então, para ser bem-sucedido na fidelização dos clientes, é preciso sair da mesmice e entregar opções diversificadas.
No entanto, não basta expandir o rol de exames realizados, por exemplo; é primordial garantir que todos funcionem com qualidade. Para uma um laboratório, a rapidez no atendimento é fundamental. Os clientes querem realizar diferentes procedimentos com agilidade e máxima confiança.
O Quaent, uma solução vertical e complementar ao Concent, surgiu para facilitar a gestão da qualidade em todas as suas frentes. O sistema possui diversos módulos, como Controle Interno da Qualidade, gestão de documentos, não-conformidades, gestão de pesquisa, satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de risco, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria, gestão de equipamentos analíticos e avaliação de fornecedores, com benchmarking comparando seus indicadores com o mercado.
Facilidade no envio de resultados
Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, os clientes esperam sempre maior facilidade na hora de receber seus resultados de exames. Afinal, no século XXI, a otimização do tempo é muito importante no dia a dia das pessoas.
Para fidelizar é preciso estar atento às exigências dos clientes. E, com certeza, a comodidade para conferir os resultados é uma delas.
A tecnologia nesse ponto é o seu maior aliado. Com a utilização de um programa para laboratório de análises clínicas inteligente, você consegue melhorar essa etapa e enviar laudos médicos e resultados para os clientes assim que estiverem prontos.
Além disso, essas ferramentas permitem que as informações sejam armazenadas nos prontuários eletrônicos de cada usuário, diferenciando ainda mais a sua estratégia de fidelização.
Capacitação da equipe
Ainda que sejam feitos diversos investimentos em tecnologia e inserção de novos serviços, os resultados não serão efetivos se o laboratório não contar com uma equipe preparada. E, nesse segmento, desde o atendimento até os profissionais de saúde precisam estar bem capacitados.
Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos específicos para cada grupo de trabalhador. O intuito é fazer com que os clientes se sintam diferenciados, e isso só será possível se o padrão de qualidade for alto durante toda a jornada.
Sistema de gestão laboratorial
À primeira vista, pode não parecer, mas adotar um sistema de gestão laboratorial é fundamental para melhorar a experiência do cliente.
A redução do tempo, como já dissemos, é uma das grandes vantagens da automação laboratorial. Seja na análise ou na liberação dos resultados, os clientes são amplamente beneficiados pela otimização proporcionada pelo sistema, que, inclusive, possibilita o envio dos resultados pela internet.
Além disso, o aumento da qualidade da análise e da confiabilidade nas informações se traduz em mais eficiência operacional do laboratório. Essa análise criteriosa gera maior confiabilidade nos resultados obtidos, além da redução dos retrabalhos no laboratório.
Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive os relacionados à identificação do bioquímico e dos equipamentos utilizados por ele, como toda a rastreabilidade dos tempos dos processos (TAT). Para os clientes, a possibilidade de acessar o histórico de exames tem grande valor!
O Concent é o sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado e está pronto para te atender. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 e conheça todas as nossas soluções!
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