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janeiro 22, 2021

Gerir um laboratório vai muito além da gestão das atividades rotineiras da empresa, como processos relativos à realização de exames e ao envio de resultados, estoque, gestão financeira, etc.

Um laboratório, ainda que tenha a especificidade de ser uma instituição de saúde, é como toda e qualquer empresa: um negócio. Os indicadores de B.I. (Business Inteligence) são valiosos quando se trata de negócios, especialmente se o objetivo da gestão do laboratório é a expansão e o alto desempenho.

Falar em B.I. é falar um conjunto de metodologias e processos que transformam dados brutos relativos à gestão do laboratório em informações relevantes que podem ser utilizadas para definir estratégias e abordagens de negócios.

Os processos de B.I. normalmente são voltados para a tomada de decisões. São importantes porque agilizam e simplificam a obtenção de informações que poderiam levar muito tempo para se obter.

O que são indicadores de B.I.?

Os indicadores de B.I. são responsáveis por avaliar o desempenho e a performance da organização. Eles fazem parte de uma abordagem tática, ou seja, auxiliam na análise dos processos, conferem transparência à empresa e são parte importante no estabelecimento de processos que visam a melhoria contínua do laboratório.

Existem inúmeros indicadores de B.I. O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, é baseado no conceito de LIS (Sistema de Informação Laboratorial), que  prevê a integração de diversos módulos relativos à gestão, possibilitando a comunicação constante entre os diferentes setores da empresa, que passam a utilizar a mesma base de dados para compartilhar informações.

Isso significa que, além das informações relativas à gestão do laboratório, o Concent também fornece dados estratégicos importantes de B.I, tais quais:

  • NPS (Net Promoter Score): metodologia criada por Fred Reichheld com o objetivo de mensurar o grau de satisfação e lealdade dos clientes. É baseada em apenas duas perguntas e traz informações valiosas que podem ajudar a estabelecer processos para aumentar e reter a fidelidade da clientela. Temos um e-book completo e gratuito sobre NPS, que você pode baixar aqui.
  • Churn rate: taxa que indica os cancelamentos – ou abandonos – registrados na sua base de clientes. É fundamental obter esses dados, uma vez que eles podem ajudar a determinar quais gargalos estão impedindo os clientes de permanecer na base.
  • Taxa de retenção de cliente: mede a capacidade do laboratório de manter um número de clientes em determinado período de tempo em comparação ao período anterior. Se o número se manteve próximo, significa que a taxa de retenção foi alta; se, pelo contrário, o laboratório perdeu muitos clientes, a taxa de retenção foi baixa.
  • Lifetime value: em tradução livre, lifetime value significa valor vitalício. É um indicador que estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro do laboratório, ou seja, quanto dinheiro o cliente trará à empresa durante todo o tempo em que ele permanecer comprando seus serviços.

Há outras dezenas de indicadores de B.I. semelhantes que o Concent fornece aos gestores. O intuito do sistema é participar ativamente de todos os processos relativos ao laboratório, auxiliando a gestão a tomar as melhores decisões não apenas para que o laboratório cresça, mas também para que se destaque em relação à concorrência.

É importante destacar que o Concent calcula esses indicadores de forma automatizada, dispensando cálculos e trabalhos manuais por parte dos gestores. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato com a nossa equipe aqui.

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