Os laboratórios clínicos são instituições de saúde com um alto volume de informações sensíveis para gerir, relativas não apenas ao funcionamento do laboratório em si, mas também à privacidade dos clientes.
Para que a gestão das informações seja feita de maneira segura e confiável, é fundamental seguir padrões de segurança e integração que otimizem e centralizem esses dados, sobretudo baseados na Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a qual temos um post completo, além de um vídeo no YouTube.
O primeiro passo para gerir as informações de forma eficiente e segura é, certamente, contar com um sistema de gestão. Com ele, você possui todas as informações em um único lugar, como controle de estoque e faturamento, contas a pagar e receber, caixas e bancos, demonstrativo de resultados financeiros, etc., além do controle dos setores referentes à gestão laboratorial em si, como interfaceamento e controle de vacinas.
Abaixo, listamos algumas características importantes que quem quer gerenciar efetivamente as informações laboratoriais deve procurar – e que o Concent possui:
Uso de LIS (Sistema de Informação Laboratorial)
O Programa de Laboratório de Análises Clínicas LIS conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.
Adoção de indicadores de B.I. (Business Inteligence)
Adotar sistemas que possuem indicadores de Business Inteligente (B.I.) é importante para conseguir extrair e analisar informações valiosas que ajudam na tomada de decisão.
O Concent oferece informações estratégicas que todas as empresas de alto desempenho devem acompanhar, como NPS, churn rate, taxa de retenção de cliente, LTV (Lifetime Value) e dezenas de outros indicadores de B.I. semelhantes.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é importante porque estabelece o direcionamento que o laboratório vai seguir. Se o planejamento prevê expansão, por exemplo, deve-se considerar a adoção de um sistema de gestão que armazene todas as informações em um só lugar – além de evitar o desperdício de papel, o sistema automatiza e otimiza processos.
Desta forma, além da possibilidade de acessar todas as informações num único sistema, elas também estão devidamente criptografas e seguras.
É importante ressaltar que a gestão otimizada e centralizada de informações é uma forma de integrar todas as variáveis coletadas dos clientes, organizá-las de forma racional e facilitar a elaboração de diagnósticos por parte dos médicos. Isso facilita tanto a rotina do laboratório quanto dos médicos em si.
Para obter esses benefícios, é fundamental buscar por sistemas inteligentes e que condizem com a realidade dos laboratórios, assim como o Concent. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.
Não deixe de nos acompanhar também no Instagram, Facebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Esperamos você! Não se esqueça de compartilhar este post com os colegas!