Quando falamos em escalabilidade, nos referimos à capacidade de crescimento de uma empresa, ou seja, de transformá-la em um negócio escalável.
Este crescimento não é restrito: pode se referir a faturamento, lucro, volume de produção, etc. A meta da escalabilidade, no entanto, costuma ser uma só: tornar o negócio cada vez mais competitivo em seu respectivo nicho de mercado.
ESCALABILIDADE NOS LABORATÓRIOS
Nos laboratórios – e na medicina diagnóstica como um todo -, a expansão está diretamente relacionada a alguns fatores:
aumentar o volume de atendimentos sem aumentar o número de atendentes;
expandir unidades sem investir em infraestrutura e tecnologias complexas e caras;
elevar o volume de exames sem aumentar a estrutura.
De maneira geral, o crescimento dos laboratórios está ligado a volume. Para começar o processo de expansão e tornar o negócio escalável, é preciso analisar, em primeiro lugar, qual a capacidade do laboratório atualmente. Quantos exames o laboratório realiza por mês? Qual o número de atendimentos diários? O que o laboratório é capaz de fazer com a estrutura atual sem investimentos adicionais?
Estas questões são importantes para entender o que precisa ser feito para se chegar ao volume almejado, ou seja, à meta final do processo de expansão. Além disso, definir a capacidade real do laboratório é fundamental para que ele não absorva demandas que é incapaz de atender. Isso pode prejudicar imensamente a imagem da empresa junto aos clientes e, mais que isso, afetar a qualidade dos serviços prestados.
Rever os processos internos para adequá-los à realidade que o laboratório quer atingir também é importante, bem como fazer avaliações constantes da sustentabilidade financeira do projeto de expansão e do laboratório em si.
A TECNOLOGIA COMO ALIADA
A tecnologia pode ser uma aliada fundamental da escalabilidade. Soluções tecnológicas permitem a expansão com facilidade e sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.
Um sistema de gestão laboratorial, como o Concent, é de grande valia para quem quer crescer. Além de automatizar processos e liberar tempo para que os gestores planejem e executem a expansão, a automação ajuda a economizar recursos que podem ser investidos para expandir o negócio.
Entre os benefícios da automação, vale destacar a melhora na produtividade e redução do tempo de realização do exame, mais qualidade e confiabilidade nas informações, aumento da rastreabilidade, redução de custos, melhora na gestão do laboratório e maior valor agregado à empresa, o que contribui para torná-la competitiva no mercado. Para quem quer expandir, são vantagens fundamentais.
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