fbpx

agosto 6, 2020

Para entender como gerenciar riscos, em primeiro lugar é preciso definir o conceito de “risco”.  

De acordo com a norma ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, risco é a “combinação da probabilidade de ocorrência de eventos ou exposições perigosas relacionadas aos trabalhos e da gravidade das lesões e problemas de saúde que podem ser causados pelo(s) evento(s) ou exposição(ões)”.

Risco está diretamente ligado a perigo – e há perigo em todos os lugares. Nos laboratórios, os perigos – e, portanto, os riscos – são multidimensionais, ou seja, estão ligados a todos os setores da empresa, da administração aos profissionais que manuseiam produtos. 

Riscos em meio à pandemia

O contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, responsável pela covid-19, impôs novos riscos aos laboratórios, além de acentuar riscos pré-existentes. A rápida propagação do vírus exige que decisões sejam tomadas rapidamente, especialmente porque o cenário mundial muda a cada dia que passa. 

Para a área da saúde como um todo, os riscos são muitos, devido aos impactos fortes que a pandemia causou e continua a causar especialmente nos hospitais. Não é preciso ir muito longe: em Manaus, no Amazonas, pacientes diagnosticados com covid-19 relataram a falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), carência de medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

É importante salientar que os hospitais e laboratórios que estão passando pela pandemia com o mínimo possível de impactos negativos provavelmente tinham um planejamento de gestão de riscos anterior a ela

É possível mitigar as consequências devastadoras da covid-19 no decorrer da pandemia, mas o gerenciamento de risco é um mecanismo de preparo, ou seja, seu objetivo é fazer com que os impactos de uma crise causem o mínimo possível de estragos. 

Se o seu laboratório ainda não tem um plano de gerenciamento de riscos, é fundamental colocá-lo em prática o quanto antes!  

Como fazer o gerenciamento de riscos

O primeiro passo para elaborar um plano de gerenciamento de riscos é mapear os riscos existentes nas atividades laboratoriais. Já falamos sobre isso aqui. No caso específico da pandemia, alguns riscos possíveis nos laboratórios são a falta de EPIs, poucos testes de diagnóstico de covid-19 disponíveis, ausência de um planejamento que vise não permitir aglomerações, etc.

Estes riscos precisam ser revistos a todo momento, uma vez que o panorama da pandemia muda constantemente. Ficar parado não é uma opção.

Em um segundo momento, diante do mapeamento feito, é necessário pensar em estratégias para combater os riscos levantados. O que o laboratório vai fazer para que não faltem EPIs, por exemplo? Propor perguntas e respondê-las com base na realidade do laboratório e respeitando a rotina e as limitações da empresa é fundamental. 

Depois, a gestão precisa apresentar as estratégias a toda a equipe. Os colaboradores precisam estar cientes do que o laboratório decidiu e de como agir diante das situações de crise. É uma questão de segurança, tanto dos pacientes quanto da própria equipe em si. 

Recentemente, nossa gerente de processos e qualidade, Fabiana Rui, comandou um bate-papo no nosso Instagram sobre gestão de risco. Fabiana conversou com Thaís Superchinski, supervisora de produção e qualidade da Orthos Consultoria, especialista no assunto, que deu muitas dicas valiosas aos gestores laboratoriais. 

Confira o bate-papo e comece a colocar em prática a elaboração do seu plano de gerenciamento! Quanto antes, melhor. Um plano de gestão de riscos baseado na realidade concreta do laboratório é a melhor forma de prevenir impactos negativos em momentos de crise como o que passamos agora. 

Aproveite para nos seguir no Instagram, Facebook e LinkedIn e acompanhe os conteúdos que postamos! Esperamos você!