fbpx

maio 26, 2020

Aumentar a credibilidade do laboratório de análises clínicas é uma tarefa que exige conhecimento dos principais processos, avaliação das demandas e monitoramento dos fatores de sucesso.

Esse parâmetro, quando bem-sucedido, demanda por cuidados que visam manter a percepção positiva dos pacientes e seus familiares, destacando a empresa perante os concorrentes.

Por isso, é imprescindível levantar os principais fatores de sucesso, prevenir os percalços e monitorar os indicadores de efetividade e segurança no processo gerencial do laboratório de análises clínicas.

Quer saber como aumentar a credibilidade do laboratório de análises clínicas, especialmente em tempos de pandemia? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

1 – Ofereça um atendimento eficiente e humanizado

Atender os pacientes de forma respeitosa e condizente com o perfil clínico do indivíduo é condição essencial para a manutenção do laboratório. Todavia, é preciso ir além dessas necessidades e fazer um acolhimento adequado.

Nesse sentido, os profissionais clínicos devem acolher o paciente, considerando sua necessidade biopsicossocial, selecionando as melhores estratégias de acompanhamento clínico e diagnóstico e confortando os indivíduos nas situações mais difíceis.

Além disso, a atenção voltada exclusivamente ao paciente, bem como a resolução dos problemas que sejam da alçada da equipe técnica e administrativa do laboratório, são pontos cruciais para o sucesso.

2 – Peça (e valorize) a opinião dos clientes

 A percepção dos clientes é um dos termômetros para avaliar o serviço. Para tanto, é importante fazer uma pesquisa de satisfação para identificar os pontos positivos que necessitam apenas de aperfeiçoamento e outros que carecem de mudanças significativas.

3 – Redução de falhas nos processos 

Falhas devem ser apuradas, corrigidas e evitadas, principalmente nas assistências a saúde que estão diretamente relacionada com a fatalidade. Enquanto alguns podem ser eliminados facilmente, outros aparecem de forma imprevisível.

Para o primeiro grupo existem diversas ferramentas referentes aos processos gerenciais, àqueles relacionados à otimização dos processos de gestão, uso aplicativos específicos e outros que facilitam a emissão online dos resultados laboratoriais.

Nesse contexto, é de responsabilidade de todos a implantação de rotinas eficientes, monitoramento de erros por meio de indicadores de segurança e programação contínua de medidas para sanar esses problemas.

4 – Submeta a instituição à acreditação

 O certificado de acreditação laboratorial é uma comprovação de atividades com nível de excelência tanto no âmbito gerencial quanto assistencial. Como se trata de algo opcional, aqueles gestores que desejam essa certificação, devem se preparar adequadamente.

Sendo assim, os gestores devem comunicar previamente o interesse pela acreditação, sensibilizar a equipe para se engajar nessa responsabilidade e elaborar um plano de ação para se preparar para a auditoria.

Após a adequação dos processos, é fundamental conscientizar a equipe para atender os auditores, mostrar a documentação comprobatória e prezar pelo alcance dos selos que tragam credibilidade ao laboratório de análises clínicas.

5 – Interaja nos canais digitais para criar proximidade

A relação social entre paciente e instituições de saúde vem se transformando na mesma velocidade em que se observam a imersão das novas tecnologias no mundo moderno. O que outrora era feito apenas pelo contato físico, atualmente se complementa pelas interações virtuais.

Sendo assim, é fundamental que o laboratório interaja com seus pacientes por meio de canais digitais para sanar uma dúvida simples, orientar sobre preparo de exames e criar espaço para sugestões e críticas.

A credibilidade do laboratório de análises clínicas pode ser ampliada virtualmente e alcançar espaços fora da atuação regional, o que impacta em boas percepções nacionais e fomenta as informações sobre os serviços.

Nesse sentido, considerando o acesso do indivíduo às redes sociais, é possível personalizar essa interação, facilitando a chegada da mensagem em tempo oportuno ao paciente.

Nesse caso, os lembretes em aplicativos de mensagem instantânea, os serviços de sms para laboratório, ligações telefônicas, dentre outras ferramentas, são excelentes formas de contato com o paciente.

No entanto, é preciso instituir as boas práticas de interação virtual para não ferir os preceitos éticos, não expor demasiadamente as respostas dos usuários, bem como não influenciar negativamente na percepção do indivíduo.

6 – Elabore o planejamento estratégico situacional

As ações que aumentam a credibilidade do laboratório de análises clínicas devem ser programadas, desenvolvidas, controladas e avaliadas para almejar novas oportunidades constantemente.

Para tanto, torna-se fundamental executar o planejamento estratégico situacional, proposta que visa levantar os pontos fortes e fracos da empresa, programar ações para melhorias e/ou mudanças nas rotinas.

A partir dessa estratégia, os gestores alcançarão as metas e continuarão em busca dos melhores resultados clínicos, humanísticos e econômicos como o objetivo de aumentar a confiabilidade no laboratório.

No entanto, muitos gestores não conseguem executar todas essas atividades, comprometendo a qualidade da assistência. Visando a necessidade de aprimorar as tarefas dos gestores, é possível contratar empresas como a Concent, que integra as principais funcionalidades de um laboratório de análises clínicas por meio do software desenvolvido.

Agora que já entendeu como aumentar a credibilidade dos laboratórios clínicos, entre em contato conosco e conheça nossa proposta!