fbpx

maio 14, 2020

“É melhor prevenir do que remediar.” Este ditado famoso define muito bem o papel das vacinas: estimular o organismo a produzir respostas imunológicas para protegê-lo contra determinadas doenças.

As vacinas não protegem apenas a pessoa vacinada – o benefício se estende a toda a comunidade, uma vez que a transmissão das doenças diminui. Desta forma, o número de hospitalizações é reduzido, bem como os gastos com medicamentos e as taxas de mortalidade.

VACINAÇÃO EM LABORATÓRIO

Cada vez mais laboratórios têm acrescentado a vacinação à lista de serviços prestados. A nível de gestão, isso representa a necessidade de cuidados específicos na rastreabilidade total, do momento em que a vacina entra no laboratório até sua aplicação no paciente.

No intuito de capacitar e auxiliar os laboratórios nesta nova área, o Concent oferece, em total conformidade com a RDC Nº197 de 26 de dezembro de 2017, a gestão completa das vacinas.

Ao cadastrar uma vacina, o sistema disponibiliza os dados necessários sobre ela: vias de administração, possíveis reações adversas e quantidade de doses necessárias quando aplicável, por exemplo, o que permite prever quando os pacientes devem retornar para tomar as doses pendentes. 

No laboratório, o Concent classifica os pacientes por ordem de chegada. Ao preencher as informações da vacina, o sistema imprime uma etiqueta, que deve ser colada na carteira de vacinação do paciente. A etiqueta informa o nome da vacina, dose aplicada, data da vacinação, número do lote da vacina, nome do fabricante e identificação do vacinador.

Além disso, é possível emitir relatórios com base em diferentes filtros: histórico do paciente, período de tempo determinado, vacinas aplicadas em uma filial ou lotes/datas de validade específicos, por exemplo.

Esses relatórios permitem que seja feita a rastreabilidade total, ou seja, ele informa quais vacinas foram tomadas (com respectivos lotes e datas de validade), quantas e quais são as doses pendentes, datas previstas para aplicação, etc. É um mecanismo que permite que o laboratório contate os pacientes para avisá-los da proximidade das próximas doses. Caso o paciente já tenha tomado a dose em questão ou queira reagendar a aplicação, isto pode ser feito também através do sistema. 

O cadastro exige que sejam informados o lote e a data de validade de cada vacina, de modo que, caso algum lote apresente problemas, o sistema oferece a lista completa de pacientes que tomaram as vacinas pertencentes a ele. Para o laboratório, é um benefício importante: contatar os pacientes é muito mais fácil, especialmente porque os dados de cada um também estão cadastrados no sistema. 

De modo geral, a automatização destes processos gera uma economia de tempo e recursos, além de maior eficácia no controle das vacinas.  

QUEM USA, APROVA!

O LabImagem, um dos maiores laboratórios de Londrina e região, utiliza o Concent para gerir o setor de vacinação. 

Responsável pelo departamento, Viviane Baron recomenda o sistema.

Segundo ela, “a implantação do Concent foi muito importante porque nos permitiu um controle maior do estoque, além da possibilidade de chamar os pacientes pela tela do sistema e gerar relatórios que nos permitem visualizar quais vacinas foram aplicadas, com lote, data de validade, paciente, etc”. 

Viviane afirma que saber quais as doses pendentes para cada paciente faz toda a diferença. “Desta forma, podemos entrar em contato quando a data da próxima aplicação estiver se aproximando”, diz. “Para nós, o Concent é de muita valia. Nos permitiu acessar o histórico dos pacientes, que é uma informação fundamental para o laboratório.”

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 para saber mais sobre as funcionalidades do sistema e como ele pode te ajudar!

Não deixe de nos acompanhar também pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.