fbpx

maio 7, 2020

A automação laboratorial já se tornou um fator essencial para a sobrevivência dos laboratórios no mercado atual. Entre as diversas funções que a tecnologia exerce nesse cenário, o interfaceamento de equipamentos de análises clínicas é uma das mais importantes para empresas dessa natureza.

O uso de um software especializado, chamado de LIS — Sistema de Informação Laboratorial, em inglês — auxilia não apenas na parte de gestão, como na operação das análises das amostras, de forma automatizada e segura. O LIS pode atuar desde a fase pré-analítica, na identificação e separação dos materiais, até a pós-analítica, com a validação dos resultados, emissão de laudos e gestão da soroteca. Contudo, é na fase analítica que se concentram os principais benefícios, que estamos trazendo neste artigo.

Então, se o seu laboratório ainda não conta com um sistema de interfaceamento de equipamentos de análises clínicas, confira quais são as vantagens que o seu negócio deixa de aproveitar!

1. Melhora na produtividade e redução do tempo de realização do exame

Com a automação laboratorial, o ganho de produtividade e a redução do tempo de entrega dos resultados são muito expressivos. Ambos se dão por meio da redução de tarefas repetitivas e manuais, tais como as listadas a seguir.

Redução do cadastro dentro do equipamento

O software de interfaceamento envia todos os dados do paciente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras. Com isso, o funcionário do laboratório não precisa inserir as informações a todo momento, reduzindo o tempo e a margem de erro da tarefa.

Redução da transcrição manual de dados 

Um processo de análise de amostras sem automação requer uma série de atividades manuais de controle e acompanhamento. Uma delas, bastante comum, é o uso de um mapa de trabalho. No LIS, o resultado do exame é transferido de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana. O que inutiliza o mapa e proporciona mais agilidade ao processo.

Redução da liberação manual de resultados

Em um sistema de automação laboratorial, o profissional responsável pelo setor de análises pode configurar os padrões de resultados aceitáveis a serem liberados automaticamente. Isso faz com que o próprio software dê prosseguimento no processo para as amostras que não apresentaram alterações, cabendo aos funcionários verificar apenas aquelas que apresentam problemas na saúde do paciente. 

Redução do tempo de análise do resultado

Toda essa automação gera ganhos expressivos de tempo. Em lugar de aguardar a intervenção manual a cada etapa, todo o exame é realizado sequencialmente sem interrupções. As amostras com índices fora dos padrões passam por um crivo maior, mas boa parte do caminho já foi agilizado. Inclusive, os sistemas de interfaceamento de equipamentos de análises clínicas também reduzem a necessidade de repetições de exames, por ser um processo mais preciso.

Redução do tempo da entrega do resultado

Com tanta agilidade, os resultados ficam prontos em bem menos tempo e os pacientes podem recebê-los em poucas horas, conforme o caso. Inclusive, boa parte dos exames podem ter seus resultados divulgados no site do laboratório, ou mesmo, por aplicativo para celular, caso utilize o software da Concent. O paciente nem sequer precisa voltar ao local para buscá-lo.

2. Mais qualidade e confiabilidade nas informações

O aumento da qualidade da análise e da confiabilidade nas informações se traduz em mais eficiência operacional do laboratório. Com análises muito mais detalhadas, ocorre a diminuição dos erros laboratoriais, que podem chegar a algo próximo de zero. Essa análise criteriosa gera no cliente uma maior confiabilidade nos resultados obtidos, além da redução dos retrabalhos no laboratório. 

Um bom exemplo disso é o uso de regras específicas de tratativa, para análises que apresentem valores críticos ou controlados. Determinados casos podem iniciar uma repetição da análise ou o envio de um alerta para o responsável técnico. Outra estratégia é a adoção da metodologia Delta-Check, que compara o resultado do último exame realizado com o histórico do paciente ao longo do tempo.

3. Aumento da rastreabilidade

Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive os relacionados à identificação do bioquímico e dos equipamentos utilizados por ele, como toda a rastreabilidade dos tempos dos processos (TAT). 

Cabe ressaltar que a rastreabilidade é fator crucial para a auditoria, não somente gerando os logs, mas mapeando todo o processo, validações e interferências na ferramenta. Para os laboratórios que têm ou pretendem passar por uma acreditação laboratorial, esse quesito é indispensável.

4. Redução de custos e melhora na gestão laboratorial

Os custos operacionais do laboratório são diminuídos devido a melhor utilização de materiais, equipamentos e, principalmente, de recursos humanos. Além disso, a automação facilita a gestão das demandas no laboratório. Ela intensifica a capacidade de análise, sem que seja necessário tomar medidas como aumento ou terceirização da equipe, nem de realização de horas extras em épocas de maior volume de amostras.

5. Maior competitividade 

O interfaceamento de equipamento de análises clínicas promove uma revisão permanente dos processos que, como consequência, são constantemente aperfeiçoados. Fica mais fácil fazer alterações para agilizar a produção, incorporar novas tecnologias e tomar decisões mais rápidas. Isso leva à criação de um ciclo de avaliação e evolução contínuas. 

Além de atender os clientes com serviços de qualidade superior, o laboratório desenvolve uma excelente reputação no mercado. O resultado é o aumento da lucratividade e da base de clientes, já que a satisfação dos pacientes atuais acaba por atrair novos interessados. 

Como você pôde perceber, a automação laboratorial não é mais uma coisa para as empresas que pensam no futuro, mas sim, para as que precisam de melhores resultados agora, no presente. Para obter todas essas melhorias e destacar a sua marca no mercado, certifique-se de escolher um sistema criado especialmente para laboratórios de análises clínicas, por um fornecedor experiente e de confiança. Invista na modernização do seu negócio e torne-se uma referência!

Depois de conhecer as vantagens da automação laboratorial, o próximo passo é ir em busca de um software de interfaceamento de equipamentos para o seu laboratório. A Concent Sistemas tem a solução ideal para o seu negócio. Além da automação dos processos de análise, ele conta com diversas ferramentas de gestão que vão facilitar o seu dia a dia.

Quer levar a sua empresa para um novo patamar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 e conheça nossas soluções!

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>