fbpx

abril 7, 2020

Para garantir o sucesso de qualquer negócio é fundamental ter uma gestão eficiente dos recursos financeiros. Com a utilização de um bom software para gerenciamento financeiro, é possível controlar o fluxo de caixa, registrar todas as movimentações de entrada e saída, além de ter mais controle com a emissão de relatórios.

Gerir uma empresa, independentemente do seu porte ou setor, não é uma tarefa fácil. Logo, na prática laboratorial o cenário não é diferente, uma vez que é necessário dispor de amplo conhecimento de todas as atividades desenvolvidas, de modo a lidar com  imprevistos que podem vir a ocorrer.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e descubra a importância de ter um software para gerenciamento financeiro na sua empresa. 

Qual a importância de ter uma gestão financeira eficiente para laboratórios?

Um dos pilares mais importantes de uma empresa é a gestão financeira. Isso porque sem um gerenciamento adequado das finanças, não é possível compreender para onde estão indo os recursos e em quais setores há maior desperdício de investimentos.

Sendo assim, a visão distorcida sobre a realidade financeira do laboratório pode ocasionar a diminuição de competitividade, custos elevados e perda de novas oportunidades de negócio.

Ademais, ter uma boa gestão financeira propicia diversos benefícios. Com o uso de um software é mais fácil prever a melhor margem de lucratividade, equilibrar os gastos e avaliar o saldo atual de contas a pagar e a receber, e fazer uma análise assertiva.

Outro fator importante sobre a utilização de sistemas de gestão é a segurança dos dados. Isso porque toda a movimentação monetária fica devidamente protegida e só pode ser acessada por pessoas autorizadas, além da total rastreabilidade de quem efetuou ou alterou os lançamentos financeiros.

Como ter um gerenciamento financeiro eficiente no seu laboratório?

Elabore uma pesquisa de fornecedores

A gestão de matéria-prima contribui para que as atividades sejam desempenhadas com maior eficiência. Ter um fornecedor confiável é primordial para o sucesso do seu negócio.

No entanto, pode ser necessário alterá-lo em algum momento, quando, por exemplo, surgir a possibilidade de redução de custos com as empresas que fornecem produtos com o melhor preço.

Por essa razão, pesquisar por novos fornecedores também é um aspecto importante para o bom funcionamento de qualquer organização.

Estabeleça metas alcançáveis

Para que a gestão dê certo é importante conhecer em detalhes a atual situação financeira da empresa. Dessa forma, uma das grandes vantagens em estipular metas, além de motivar a sua equipe, é ter um controle dinâmico e imediato das finanças.

Com base nas informações obtidas por meio do software de gerenciamento, é possível estabelecer metas de produtividade ou diminuição das contas, além de acompanhar os resultados com os indicadores de desempenho.

Faça o fluxo de caixa

Lidar com um grande volume de movimentações financeiras exige toda atenção dos responsáveis por esse processo.

Nesse sentido, ao implantar um software para gerenciamento financeiro é possível identificar se a sua empresa está gerando recursos suficientes para arcar com todas as despesas, por meio do fluxo de caixa — um dos indicadores mais relevantes para avaliar a disponibilidade de capital. 

Conheça os prazos

A maioria dos gestores se confundem na hora de pagar as contas e acaba aumentando o número de dívidas, que poderiam ser evitadas.

Assim sendo, investir em um software de gestão financeira ajuda na promoção de melhorias, como no controle dos prazos de pagamento e recebimento das contas, auxiliando no monitoramento da inadimplência de seus clientes e evitando o custo com juros e multas.

Separe as contas corretamente

Saber separar corretamente as contas do seu negócio, além de proporcionar vários benefícios financeiros, pode prevenir sua empresa de ter sérios problemas no futuro. Logo, com o auxílio de um software, você pode organizar as contas a pagar e a receber, e classificá-las como fixas e variáveis.

As contas classificadas como fixas estão associadas ao pagamento de funcionários e aluguéis, por exemplo. Já as variáveis, estão ligadas a impostos sobre serviços, gastos com fornecedores e reparos na infraestrutura interna da empresa, que podem gerar custos de acordo com a necessidade ou volume de serviços prestados.

Por esse motivo, é de suma importância gerenciar todas as contas, pois essa prática permite identificar com clareza a origem de cada uma das receitas e despesas e, com isso, projetar os próximos investimentos.

Desenvolva uma análise estratégica

A análise estratégica tem como objetivo destrinchar cada informação financeira do laboratório. Com informações detalhadas — faturamento, folha de pagamento de funcionários, contas de água, luz, telefone, impostos, lucros, dentre outras — é possível fazer uma análise para diminuir custos, otimizar o uso dos recursos e atingir os objetivos desejados. Para esse tipo de análise pode-se utilizar o demonstrativo de resultados financeiros (DRE).

Assim, entender a saúde financeira do negócio é fundamental para tomar decisões assertivas, visto que vários setores são impactados pelas ações realizadas, de maneira direta e indireta.

Conte com ajuda especializada

A incorporação de novas ferramentas de gerenciamento tem proporcionado uma maior segurança na análise das finanças de laboratórios. Existem programas específicos, que focam na melhoria contínua do sistema, além de gerar relatórios cada vez mais completos e elaborados.

Contudo, para facilitar esse processo e possibilitar um aumento nos lucros é indispensável contar com ajuda especializada.

Quais os cuidados necessários com o gerenciamento financeiro em laboratórios?

Muitos empresários ainda fazem o uso de planilhas para gerir as finanças, ou utilizam softwares financeiros não integrados ao LIS (sistema para laboratório de análises clínicas). Entretanto, erros de digitação podem ser comuns no preenchimento das informações, o que compromete o resultado financeiro, além de gerar retrabalho ao ter que lançar manualmente as informações — aumentando o tempo de trabalho de seus funcionários.

Outro cuidado necessário é na centralização das informações. Ao utilizar planilhas eletrônicas, o conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa, e as informações financeiras cadastradas podem ser alteradas posteriormente.

Integrar um software para gerenciamento financeiro na rotina de uma empresa vai muito além da comodidade, dado que, muitos processos, como o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, demonstrativo de resultados financeiros (DRE), passam a ser automatizados e informatizados, além da facilidade de emitir relatórios e gráficos gerenciais.

Ainda tem dúvidas? Então não deixe de entrar em contato conosco para fazer suas perguntas e conhecer nossas soluções de gerenciamento financeiro para o seu laboratório!

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>