fbpx

maio 22, 2019

A tecnologia tem sido uma grande aliada na área da saúde. Investir em um software para laboratório de análises clínicas pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa. Logo, esse recurso tem como finalidade auxiliar na coordenação dos processos operacionais.

Com os avanços tecnológicos, o mercado tem disponibilizado diversas opções de softwares para laboratórios. No entanto, quando falamos em métodos de informatização, muitas empresas questionam-se quanto à segurança, o custo do processo, além de como continuar oferecendo um atendimento de qualidade.

Neste post, vamos abordar as vantagens de utilizar um software no seu laboratório de análises clínicas. Confira!

Como é o funcionamento de um software para laboratório de análises clínicas?

O software auxilia no desempenho de diversas áreas do laboratório, iniciando no atendimento da recepção, inclusão das informações de coleta, faturamento, relatório de convênios, entre outras funções. Sendo assim, é preciso ter um sistema simples de usar, estável e flexível.

Esse programa é desenvolvido para proporcionar uma atuação pró-ativa no gerenciamento da empresa. Além disso, contribui para um maior controle do prazo de entrega dos resultados dos exames, garantindo a segurança e a qualidade no processamento das informações.

Quais os benefícios em utilizar um software em seu laboratório?

Investir em um bom software proporciona diversos benefícios à gestão laboratorial e ao crescimento do seu negócio. A procura por soluções eficientes de gerenciamento de processos tem registrado uma elevada satisfação dos clientes, pois cada vez mais novos recursos tecnológicos permitem ao laboratório um rápido retorno do investimento e ganhos de produtividade.

Maior segurança e agilidade

Muitos laboratórios se preocupam em manter a confidencialidade das informações de seus clientes. Garantir agilidade no atendimento e na entrega dos resultados promove um aumento na satisfação, pois, agrega qualidade ao seu processo e gera confiança na sua empresa.

Otimização dos processos

Boa parte dos laboratórios de exames clínicos utilizam mais de um programa para gerenciar o fluxo de informações e rotinas internas. No entanto, esse cenário pode ocasionar diversos problemas devido à duplicidade de dados.

O software é responsável por conduzir os processos, desde o instante que o cliente preenche a ficha na recepção, passando pelo acompanhamento das amostras, até a emissão do laudo e faturamento da solicitação.

Maior centralização das informações

Lidar com um grande fluxo de pacientes é algo comum na rotina de um laboratório de análises clínicas. Dessa forma, centralizar as informações de cada um deles é uma etapa importante para a boa organização e regularidade dos trabalhos.

Ao iniciar o atendimento de um paciente, o ideal é que os dados estejam rapidamente disponíveis. Assim, todo o processo ocorre com maior eficiência e rapidez .

Nesse caso, ter um sistema de gerenciamento é essencial para manter um desempenho efetivo. O software exerce a função de base para a coleta e o armazenamento de dados dos pacientes em um só servidor. Logo, caso seja necessário checar o histórico, a evolução e outras informações, tudo estará disponível no sistema.

Automatização das tarefas

A automatização das tarefas é outro benefício proporcionado pela utilização de software aos laboratórios de análises clínicas. Muitas empresas buscam estratégias para alavancar seu faturamento ao longo dos anos, porém, aumentar o número de exames sem perder a qualidade do serviço não é uma atividade fácil.

Por esse motivo, torna-se necessária a automação dos processos laboratoriais para garantir qualidade, maior produtividade e manter um baixo custo operacional. Por tal razão, diversas técnicas são desenvolvidas para aperfeiçoar esses recursos.

Redução dos custos e riscos

A aquisição de novas tecnologias para empresa não é apenas para adquirir agilidade no serviço prestado, mas também para a redução de custos.

Saber exatamente a quantidade de insumos que tem e conhecer a rotatividade de cada produto são passos importantes para aumentar a rentabilidade do seu laboratório. Portanto, a modernização tecnológica do laboratório gera mais credibilidade ao atendimento e ainda otimiza a rotina empresarial.

Melhora no atendimento

Todo serviço prestado a um cliente precisa de uma metodologia para a sua realização. Daí a importância da reestruturação dos processos com a finalidade de aprimorar o fluxo e alcançar melhorias relevantes em desempenhos como custos, qualidade, atendimento ao cliente e velocidade.

Realizar um bom atendimento é um dos principais motivos para ter sucesso no seu negócio. Por essa razão, obter um sistema de gerenciamento que otimize os processos, desde a recepção até a saída do paciente, faz toda a diferença no atendimento.

Para atender o aumento na demanda laboratorial de análises clínicas, o uso da tecnologia, além de possibilitar a redução de custos para essas empresas, também aumenta a agilidade no atendimento, transmite confiança ao cliente e assegura os registros e resultados.

Diminuição de erros

Muitos processos, antes feitos manualmente, provocavam erros, atrasos e perdas, e foram hoje substituídos por ferramentas ágeis e seguras. No campo da saúde em especial, a informatização dos processos desenvolvidos por softwares, produzidos exclusivamente para esse fim, é essencial, principalmente para laboratórios de análises clínicas onde a demanda é alta.

A incorporação de métodos automatizados, padronizados e eficazes na rotina laboratorial tem contribuído de maneira relevante para auxiliar médicos em diagnósticos de modo rápido e preciso. Portanto, muitos exames realizados de forma automatizada oferecem uma margem de erro menos significativa em relação às técnicas mecânicas que fazem o mesmo trabalho.

Compreender as necessidades e as expectativas dos clientes de forma ágil é o primeiro passo para o seu laboratório se destacar no mercado. Melhorar constantemente os processos é essencial, pois as necessidades mudam frequentemente e, caso não haja agilidade e versatilidade para essa transformação contínua, poderá ocorrer uma perda considerável no número de clientes, menos competitividade, e a sua empresa não conseguirá alcançar o sucesso.

A utilização de software para laboratório de análises clínicas tem se tornado uma ferramenta fundamental na gestão operacional. Essa tecnologia é capaz de oferecer diversas soluções relevantes para o melhor desempenho das atividades, criando um ambiente mais agradável, o que traz confiança aos seus clientes e ajuda na fidelização.

Agora que você já sabe os benefícios de utilizar um software no seu laboratório, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.