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maio 22, 2019

A rotina de um laboratório pode ser bastante repetitiva e exaustiva. Com isso, manter o engajamento dos colaboradores se torna uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Entretanto, com os esforços certos, é possível contar com uma equipe motivada.

Por isso, é fundamental conhecer as melhores práticas de gestão de pessoas. Só assim é possível garantir a satisfação e entusiasmo dos funcionários e colher os benefícios disso na prestação dos serviços aos pacientes.

Para ajudar você nessa missão, vamos falar sobre a importância de se preocupar com essa questão. Além disso, abordaremos 7 práticas eficazes nesse sentido para implementar em seu laboratório. Então, aproveite!

Por que se preocupar com o engajamento dos colaboradores de um laboratório?

Um laboratório de análises clínicas tem funcionários atuando em diferentes funções. Existem aqueles que estão na “linha de frente”, fazendo o atendimento direto ao público e aqueles que trabalham apenas nas análises.

Ter pessoas satisfeitas e motivadas em ambos os grupos proporciona diversos benefícios perceptíveis aos clientes. O primeiro deles é a melhoria no atendimento. Afinal, ninguém gosta de ser atendido por alguém que esteja de mau humor.

Outra vantagem é o aumento na eficiência e qualidade dos serviços executados. Funcionários felizes não procrastinam nem fazem “pirraça”. Com isso, as análises são feitas com agilidade e precisão, resultando em melhorias para os pacientes.

Quais são as práticas que mantêm os funcionários engajados?

Agora que já entendemos a importância de se preocupar com o engajamento dos colaboradores, vamos conhecer algumas práticas que podem ajudar a promover esses benefícios. Acompanhe!

1. Comunicação simples e transparente

Quem nunca ouviu falar em “rádio peão”? Pois bem, esse problema bastante comum em todos os tipos e tamanhos de empresas é fruto de uma comunicação ineficaz. Afinal, os boatos surgem quando existem pontos não esclarecidos sobre um assunto.

Portanto, manter uma comunicação mais transparente é fundamental para transmitir mais confiança para as equipes. Até mesmo os assuntos mais delicados podem ser tratados de forma mais aberta. O importante é não deixar que os colaboradores se sintam excluídos ou desconfiados.

2. Cultura de feedback

A cultura de feedback nas empresas ajuda a deixar a comunicação mais fluída e os colaboradores mais integrados. Ao contrário do que muitos ainda pensam, os feedbacks não são sempre negativos. Tanto as críticas quanto os elogios devem ser feitos diariamente.

Nesse sentido, é importante garantir que as pessoas que ocupam cargos de gestão sejam preparadas para aplicar essa cultura de forma natural e tranquila. Seus liderados devem se sentir à vontade para fazer suas colocações e receber um retorno adequado.

3. Liderança inspiradora

Todo mundo tem aquelas figuras nas quais se inspiram para determinadas áreas da vida. Em seu laboratório, seus líderes de equipe precisam servir de referência para os demais colaboradores. Mais que gerir pessoas, eles devem inspirá-las.

Por isso, a escolha do seu time de gestão precisa ser bastante criteriosa. Não basta ser alguém com grande eficiência técnica. É preciso ter perfil de liderança e estar alinhado com as propostas da empresa.

4. Perspectiva de carreira

Manter um plano de cargos e salários bem estruturado e transparente é essencial para aumentar o engajamento dos colaboradores. Por meio dessa ferramenta, eles têm plena consciência de onde estão e o que precisam fazer para alcançar o crescimento dentro da organização.

Sendo assim, é importante deixar todas as regras claras desde a contratação. Além disso, o plano deve ser seguido à risca. Afinal, se o funcionário vê que existe um plano, mas ele não é cumprido, seu laboratório perde a confiança e a credibilidade.

5. Flexibilidade e humanização

Mais do que nunca as pessoas têm buscado um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Com isso, é necessário garantir uma certa flexibilidade aos funcionários em determinados momentos. Isso evita que seja gerada nele uma certa insatisfação e, consequentemente, a queda na sua produtividade.

Portanto, os gestores não devem ser tão rigorosos, principalmente em situações especiais e atípicas. Por exemplo, a escala de folgas pode ser montada com a colaboração de toda a equipe. Assim, cada um pode fazer suas escolhas da forma que melhor atender ao grupo como um todo.

Vale lembrar que, para um laboratório de análises clínicas, a humanização deve ser um valor enraizado em sua cultura.

6. Metas e desafios

O estabelecimento de metas é uma excelente forma de estimular os colaboradores a buscar o aprimoramento pessoal e profissional. Elas aguçam o espírito competitivo de cada um e ajudam a determinar um foco mais eficiente nas atividades da rotina.

É importante deixar bastante claro que o objetivo não é fazer com que eles trabalhem mais. O ponto principal é estimular o crescimento em conjunto do indivíduo, que vai adquirir mais experiência; e da empresa, que ganhará com os resultados alcançados.

7. Reconhecimento

A recompensa oferecida no atingimento de metas é um bom estímulo, mas não deve ser o único. O reconhecimento pelo bom trabalho deve fazer parte da rotina do laboratório.

Não é necessário investir em coisas mirabolantes e dispendiosas. Algumas atitudes simples e sem custo financeiro podem fazer uma grande diferença. Um exemplo é elogiar um funcionário por uma ação que ele tenha feito que superou as expectativas.

Outra sugestão simples é contar com a ajuda da equipe na tomada de algumas decisões. Isso ajuda a empoderá-los e fazê-los se sentirem importantes e necessários.

No campo das ideias que envolvem um custo, é interessante ter algum tipo de premiação para quem demonstrar uma dedicação diferenciada. Os benefícios desse tipo de atitude são ainda maiores se for algo inesperado pelos funcionários.

Enfim, manter o time motivado aumenta a produtividade e qualidade dos serviços prestados pelo seu laboratório. Sendo assim, as vantagens são percebidas tanto internamente quanto pelos próprios clientes, que serão melhor atendidos.

Então, se você ainda não aplica nenhuma dessas práticas, está na hora de fazer algo para melhorar o engajamento dos colaboradores. Quanto antes começar, mais rápido os resultados poderão ser sentidos.

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