fbpx

março 28, 2019

As novas tecnologias surgiram para facilitar a vida das pessoas. Por isso, é importante que as empresas acompanhem sua evolução para proporcionar o que há de melhor aos pacientes. Nesse sentido, oferecer resultado de exame online é uma excelente forma de conquistá-los e se destacar dos concorrentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de oferecer essa praticidade aos clientes, apresentamos sete motivos que vão ajudar a convencê-lo. Confira quais são eles a seguir!

1. Mais Segurança e rastreabilidade para o resultado de exame online

Oferecer os resultados dos exames online é apenas parte de uma solução muito mais completa.  A segurança dos dados é garantida pelo controle de acesso que permite que apenas pessoas autorizadas vejam os resultados. Além disso, cada acesso produz um registro no histórico e torna possível rastrear quem acessou o resultado dos exames, quantas vezes e em quais datas e horários.

Outro benefício importante, principalmente para os pacientes, é que o resultado fica disponível por tempo indeterminado. Os documentos físicos, por sua vez, geralmente são descartados ao completarem cinco anos.

2. Redução dos custos com armazenamento de resultados

O grande número de atendimentos realizados diariamente por um laboratório produz um volume considerável de papéis e negativos. Todo esse material precisa de espaço, geralmente em caixas e armários, para ser armazenado.

De acordo com a norma RDC 302/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses resultados devem ser armazenados por um período mínimo de cinco anos. Dessa forma, a ocupação de espaço pode representar um aumento no custo.

Quando toda a tramitação é digital, por outro lado, esse problema deixa de existir. Afinal, os resultados ficam guardados de forma eletrônica.

Outro ponto importante relacionado a esse aspecto é que a necessidade de material para a impressão dos resultados é drasticamente reduzida. Ou seja, é uma economia dupla!

3. Otimização das atividades da equipe administrativa

A gestão da rotina das equipes administrativas de um laboratório enfrenta desafios diversos. Não é raro ter funcionários com boa formação que executam tarefas aquém de suas habilidades.

Quando a entrega do resultado de exame é feita de forma física e presencial, existe um fluxo que precisa da ação de uma ou mais pessoas. Afinal, os resultados devem ser organizados e armazenados.

No momento da entrega ao paciente, um funcionário tem de atendê-lo e entregar o documento. Pode parecer simples, mas multiplique isso pela quantidade de atendimentos diários. É um número considerável, não é mesmo?

Ao possibilitar que os pacientes tenham acesso aos resultados sem precisar ir ao laboratório, todo esse processo se torna desnecessário. Com isso, os colaboradores podem ser direcionados para atividades estratégicas que demandem sua expertise.

4. Redução do fluxo de pessoas no atendimento

Os laboratórios enfrentam horários de pico em que todos os clientes parecem chegar ao mesmo tempo. Entre eles, estão os que vêm apenas para buscar resultados. E, por mais que o horário de atendimento seja extenso, a disponibilidade da maioria coincide.

Desse modo, a recepção e o estacionamento podem passar por períodos de lotação máxima. Isso causa desconforto e pode tumultuar o ambiente. Com um volume menor de clientes para buscar resultados de exame, evita-se essa situação. Assim, pode-se operar com um fluxo mais confortável de pacientes e oferecer mais agilidade a eles.

5. Comodidade para pacientes e médicos com o resultado de exame online

As vantagens de oferecer acesso aos resultados de exames online não se restringem ao laboratório e seu cliente. Os médicos e as clínicas também podem se beneficiar dessa estratégia.

Com acesso direto ao histórico do paciente, o profissional de saúde pode fazer o atendimento e o diagnóstico de forma mais segura e eficaz. Ele pode até mesmo acessar os resultados com antecedência e se preparar para a próxima consulta.

Ou seja, todos os envolvidos ganham. O paciente tem mais flexibilidade para consultar suas informações, o trabalho do médico fica mais ágil e o laboratório pode estabelecer melhores parcerias com clínicas e hospitais conveniados.

6. Mais autonomia para os pacientes

O tempo e a disponibilidade dos pacientes estão cada vez menores. São muitas tarefas a realizar e nem sempre é possível sair em horário comercial para buscar um exame. Com a opção virtual, o paciente pode verificar os resultados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para isso, basta que tenha acesso à internet ou um smartphone, pode receber o aviso do resultado via SMS, receber por e-mail, ou ainda acessá-lo pelo aplicativo ou navegador da internet. Isso proporciona não só comodidade, mas autonomia. Assim, ele pode economizar o tempo que gastaria indo ao laboratório e utilizá-lo para outras atividades que demandem sua atenção.

Enfim, há muitos motivos para oferecer a entrega de resultado de exame online em seu laboratório. Essa é uma boa chance de se destacar no mercado e oferecer um diferencial a clientes e parceiros.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a automação de laboratórios? Entre em contato conosco e agende uma conversa com a nossa equipe para saber como podemos ajudá-lo.

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>