fbpx

setembro 14, 2018

A gestão de processos em um laboratório de análises clínicas não é simplesmente uma vantagem competitiva. Quando não há confiança do público nos processos, o negócio se torna simplesmente inviável.

Para quem investe nesse controle, o sucesso é garantido. É isso que você busca para tornar o seu laboratório uma referência? Então continue a leitura deste artigo para transformar a gestão de processos mais confiáveis e eficientes na sua empresa.

Dicas para otimizar a sua gestão de processos

Vamos às dicas de gestão de processos que podem inspirar você a começar uma revolução nos seus processos de análise.

Levando em conta que menos da metade dos laboratórios de diagnóstico do país contam com controles internos de qualidade, traçar esse mapa de otimização hoje é colocar o seu negócio à frente da concorrência. Confira as nossas sugestões:

Padronize os processos

Para iniciar um controle desse tipo em um laboratório, é essencial medir e comparar resultados ao longo do tempo — que demonstrem as etapas mais problemáticas e a evolução da sua nova gestão de processos.

A questão é: para medir e comparar dados com pertinência, você precisa de um padrão entre eles. Por isso, o primeiro passo é padronizar e estruturar todos os processos que envolvem o sucesso desse tipo de negócio.

Isso significa redesenhar as etapas laboratoriais e administrativas de forma a integrar os dois campos. Assim, a empresa ganha tempo, evita desperdícios e tem indicadores confiáveis do seu progresso comparado ao dos concorrentes.

Automatize os processos

Com o funcionamento do laboratório bem mapeado, fica fácil descobrir quais são as tarefas administrativas e clínicas que podem ser automatizadas para agilizar o atendimento e facilitar a sua gestão.

São pequenas alterações na rotina que somam para dar mais agilidade e confiabilidade à operação de seu negócio.

Automação é a migração de processos feitos manualmente por uma equipe para um sistema capaz de realizá-los sem necessidade de interação humana.

Essa estratégia pode ser utilizada na coleta e no armazenamento de dados de clientes, na integração com os laboratórios de apoios ou hospitalares, na comunicação com os equipamentos de análises clínicas, na realização dos exames, no cruzamento de informações sobre resultados de exames, na liberação automática dos resultados, no armazenamento do material biológico, bem como a entrega de resultados.

Busque eficiência de recursos

Essa é a hora de entrar a sua capacidade como gestor. Automatizando os processos mais rotineiros e tendo um desenho completo de como é o fluxo de atendimento no laboratório, fica fácil encontrar onde estão os desperdícios e saber como a empresa pode produzir o mesmo tanto (ou até mais) gastando menos.

Essa economia pode vir do investimento em tecnologia, do remanejamento de pessoal ou de mudanças simples no funcionamento das tarefas. Podem parecer detalhes, mas são pontos a serem melhorados que ficam aparentes em uma gestão eficiente. Tudo isso, quando somado no fim do mês, faz uma diferença considerável no orçamento.

Capacite a sua equipe

Mesmo com a automatização cada vez maior no mercado, o ser humano é um fator indispensável. Portanto, a qualidade do seu laboratório de análises clínicas sempre vai depender da capacidade dos seus funcionários.

Aqui não estamos falando apenas de formação profissional. Os colaboradores do futuro são pessoas capacitadas para incluir tecnologia no seu dia a dia naturalmente. São trabalhadores proativos e que cultivam um pensamento inovador. Quando você incentiva sua equipe a buscar soluções novas para problemas antigos, a empresa deixa de ser reativa para se tornar uma referência.

Invista em um programa para laboratório com ênfase em gestão

Com pessoas capazes e um sistema de gestão, os processos são otimizados, automatizados e eficientes: essa é a fórmula para um laboratório que entrega análises com prazos menores, e com alta excelência em seus serviços.

Um sistema de gestão laboratorial  centraliza e padroniza dados e controles que integram toda uma empresa. Ele permite uma transformação digital do negócio, que facilita a gestão e amplia as oportunidades para um controle de qualidade.

Como a tecnologia contribui para a saúde e para os negócios

Fazendo um resumo de todas as nossas dicas, dá para definir o investimento em tecnologia como o seu principal aliado para uma gestão de processos daqui para frente — e também na sua busca por uma consolidação definitiva no mercado.

Ferramenta como o sistema para laboratório permite que você alie as duas características fundamentais de um laboratório de análises clínicas:

  • a confiabilidade de processos, com foco em fornecer resultados mais precisos e completos, que impactem na saúde do cliente;
  • um atendimento mais prático e ágil, facilitando a entrega de resultados em prazos bem menores e encante os seus clientes.

Ou seja, a transformação digital é um caminho para contribuir com a saúde no país e ainda impulsionar o seu negócio. Quando falamos em laboratórios de análises clínicas, não existe fórmula mais positiva do que essa.

O primeiro passo para investir em tecnologia

Portanto, esta é hora de investir. Seu primeiro passo é botar as dicas que demos em prática. Comece mapeando o funcionamento do seu laboratório em um fluxo bem definido. — da parte operacional até a administrativa.

Com esse levantamento pronto, é hora de descobrir dentre esses quais são os processos e as etapas que podem ser automatizadas e quais soluções no mercado vão oferecer as ferramentas para atingir esse objetivo. Muitas vezes é um equipamento novo, um sistema da qualidade, um aplicativo para celular, um software de laboratório, mas com certeza essa solução passa por um sistema de gestão que englobe todo esse controle.

A gestão de processos no laboratório de análises clínicas é fundamental tanto para o sucesso mercadológico quanto para a saúde dos seus clientes. Se a maioria dos empreendimentos não se preocupa com controle interno, essa é a sua chance de se destacar! O que você está esperando?

Se você gostou das nossas dicas e quer receber mais artigos na sua caixa de e-mails, assine a nossa newsletter!