Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade Laboratorial – são a garantia de padronização, segurança e melhoria contínua. Consequentemente, fortalecem a confiabilidade dos processos laboratoriais e preparam o laboratório para certificações e acreditações.
De maneira mais específica, a Gestão da Qualidade em laboratórios de análises clínicas depende da implementação de resoluções práticas. Estas, por sua vez, assegurem a padronização dos processos, a segurança do paciente e a confiabilidade dos resultados.
Essas resoluções incluem, nesse sentido, a criação de procedimentos operacionais padrão (POPs) e o monitoramento contínuo de indicadores de desempenho. Não obstante a isso, incluem, também, a gestão de não conformidades, garantindo que falhas sejam identificadas e corrigidas rapidamente.
Além disso, auditorias internas e capacitação da equipe são preponderantes no alinhamento do laboratório para exigências de acreditação e certificação.
Por sinal, temos um post abordando especificamente essa questão das exigências para acreditações e certificações, bem sua importância para manutenção dos altos níveis de excelência na sua instituição.
- Excelência Laboratorial – Em busca da Acreditação e Certificação
A aplicação dessas práticas, nesse sentido, opera:
- Fortalecimento da excelência laboratorial;
- Redução de riscos;
- Posicionamento do laboratório como referência no setor;
- Promoção de um serviço seguro, eficiente e de alta qualidade.
Dito isso, vamos discorrer, agora, a respeito de algumas resoluções práticas em Gestão da Qualidade para elevação e manutenção da excelência. Acompanhe comigo!
Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade – Implementação de Processos Padronizados
A padronização dos processos é preponderante na garantia da segurança do paciente, a confiabilidade dos resultados laboratoriais e a eficiência operacional.
Nesse sentido, quando os procedimentos são bem definidos e seguidos corretamente, há menos riscos. Isto aplica-se tanto ao que diz respeito a erros humanos e falhas técnicas, quanto à inconsistências nos exames.
Para tanto, uma das principais ferramentas para essa padronização é a criação, aplicação e manutenção de POPs (Procedimentos Operacionais Padrão).
Estes, por seu modo, tratam-se de documentos que detalham cada etapa do fluxo de trabalho. Envolvendo, nesse sentido, desde a coleta de amostras até a liberação de laudos. Estes asseguram, que toda a equipe execute as atividades de forma uniforme e conforme normas regulatórias.
Portanto, além da garantia da qualidade e rastreabilidade, a adoção de POPs facilita auditorias, preparando o laboratório para certificações e acreditações.
Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade – Monitoramento de Indicadores de Qualidade
Dentre as resoluções práticas em Gestão da Qualidade, o monitoramento de indicadores (KPIs) é de suma importância.
Nesse sentido, monitoramento de indicadores de qualidade avalia a eficiência dos processos laboratoriais e impulsiona o processo de melhoria contínua.
Desse modo, os KPIs (Key Performance Indicators) mais relevantes incluem:
- Tempo de resposta dos exames (TAT);
- Taxa de não conformidades;
- Percentual de repetições de testes;
- Índice de satisfação dos clientes;
- Taxa de não conformidade em auditorias.
Ao acompanhar esses dados, os gestores conseguem identificar pontos críticos, gargalos e oportunidades de otimização. Consequentemente, é possibilitada a implementação de ações corretivas e preventivas para aprimoramento da qualidade dos serviços.
Além disso, o uso de ferramentas de gestão da qualidade auxilia na visualização dos indicadores e na tomada de decisões estratégicas.
Portanto, manutenção de um controle eficiente desses KPIs fortalece a confiabilidade dos resultados e prepara o laboratório para certificações e acreditações.
Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade – Gestão de Não Conformidades e Ações Corretivas
A gestão de não conformidades garante a segurança do paciente, confiabilidade dos resultados e aderência às normas de qualidade.
Nesse sentido, identificar e tratar desvios na rotina laboratorial permite corrigir falhas antes que causem impactos significativos.
Desse modo, o primeiro passo é o registro detalhado da não conformidade, seguido pela análise de causa raiz para entender sua origem.
Para auxílio nesse diagnóstico, algumas ferramentas são extremamente úteis, tais como, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês e FMEA.
Com base nessa análise, são implementadas ações corretivas e preventivas, tendo por fim, garantir que o problema não se repita.
Monitorar essas ações, para tanto, fortalece a melhoria contínua, otimiza processos e prepara o laboratório para auditorias e certificações, como SNA-DICQ, PALC e ONA.
Auditorias Internas e Preparação para Certificações
As auditorias internas são ferramentas estratégicas e parte da lista de Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade. Isto, considerando que estas, servem ao propósito de garantir a conformidade dos processos laboratoriais e identificar oportunidades de melhoria.
Por sua vez, essas oportunidades de melhoria e garantia de conformidade são especialmente relevantes quando identificadas antes das auditorias externas. Isto, tendo em vista o asseguramento do alcance dos requisitos necessários.
Nesse sentido, uma auditoria eficiente deve ser conduzida, seguindo um checklist estruturado baseado nas exigências da certificação desejada.
Para tanto, durante a auditoria, é essencial que sejam avaliados:
- Procedimentos;
- Registros;
- Conformidade com normas;
- Gestão de não conformidades;
- Desempenho dos indicadores de qualidade.
Após a identificação de pontos de melhoria, a implementação de planos de ação corretivos fortalece os processos e minimiza riscos.
A preparação contínua para certificações envolve, portanto, treinamento da equipe, revisão periódica dos processos e cultura de melhoria contínua; Isto, tendo por fim a garantia de que o laboratório esteja sempre alinhado às melhores práticas do setor.
Cultura da Qualidade e Capacitação da Equipe
A Cultura da Qualidade em um laboratório depende diretamente do engajamento e capacitação da equipe.
Nesse sentido, garantir que todos os colaboradores compreendam a importância da Gestão da Qualidade e sigam as melhores práticas reduz erros. Não obstante a isso, a Cultura da Qualidade promove melhoria da eficiência operacional e fortalece a segurança do paciente.
Além disso, treinamento contínuo garante atualização da equipe sobre – Normas regulatórias, protocolos técnicos, boas práticas laboratoriais e novas tecnologias.
Para tanto, programas de educação, auditorias internas e simulações se apresentam como estratégias eficazes para reforçar esse aprendizado.
Além disso, quando os profissionais se sentem parte do processo de melhoria contínua, há maior adesão às diretrizes e mais comprometimento com a excelência laboratorial.
Portanto, esse alinhamento é de suma importância para a conquista e manutenção de certificações e acreditações.
Gestão da Qualidade Laboratorial – Uma solução Efetiva
Diante das Resoluções Práticas: Gestão da Qualidade Laboratorial, torna-se evidente a importância da Gestão da Qualidade. Isto, tanto na implementação quanto na manutenção de padrões de excelência para o laboratório.
Nesse contexto, é essencial reconhecer que um software de gestão da qualidade não apenas otimiza processos. Ele também se torna uma ferramenta indispensável para a eficiência e conformidade laboratorial.
Diante disso, um software acessível a toda a equipe, responsivo a dispositivos móveis torna-se uma ferramenta essencial para a gestão da qualidade.
Dito isso, escolha implementar e manter a Gestão da Qualidade, considerando todos os seus benefícios e resoluções práticas. Isto, tendo como seu aliado, o software de Gestão da Qualidade Laboratorial, na palma da sua mão.
Aliás, para que haja a possibilidade efetiva de implementação e manutenção da Qualidade, é necessário que haja um profissional preparado para essa missão.
Para esse propósito, desenvolvemos a Pós-Graduação em Gestão da Qualidade Laboratorial – Quaent, feita especialmente para capacitar a você:
- Que já trabalha com Gestão da Qualidade mas permanece buscando informações dispersas para aplicar em seu laboratório;
- Acaba de se formar e está percebendo a demanda crescente por um profissional disposto à acolher a missão de gerir à Qualidade na instituição;
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Considerações Finais
Aliás, conheça mais detalhes a respeito da importância da Gestão da Qualidade Laboratorial agindo na sua instituição, leia também:
- Qualidade Laboratorial – Conceitos Fundamentais;
- Normas na Qualidade Laboratorial;
- Acreditação e Certificação – Em busca da excelência laboratorial.
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