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fevereiro 10, 2021

Como engajar a equipe na qualidade da instituição de saúde

Construir o engajamento da equipe na Gestão da Qualidade da instituição de saúde, trata-se de promover uma cultura que valorize a qualidade em todas as práticas.

Por sua vez, isso envolve comunicação transparente sobre a importância da Gestão da Qualidade, bem como a implementação da sua cultura no âmago da instituição.

Para tanto, o oferecimento de treinamentos específicos e reconhecimento das contribuições da equipe são itens de suma importância.

Exercem influência sobre esse processo, também, o incentivo ao envolvimento da equipe, tal como agentes de melhoria contínua, por meio de alguns itens. Dentre eles, podem ser citados o acesso à informação e a feedbacks efetivos.

Não obstante a isso, líderes devem ser exemplares na promoção dessa cultura, demonstrando comprometimento e responsabilidade.

Desse modo, ao integrar esses elementos, criamos um ambiente no qual, cada membro se sente parte constitutiva e peça fundamental na busca pela excelência,

Isso não diz respeito, tão somente, a instituição, mas à construção de um quadro de funcionários verdadeiramente relevantes: Indivíduos singulares que compõem um corpo interdisciplinar.

Engajamento da equipe na Gestão da Qualidade: Uma intersecção com a Cultura da Qualidade

A intersecção entre Gestão da Qualidade e Cultura da Qualidade em uma instituição de saúde é garantia da entrega consistente de cuidados excepcionais aos pacientes.

Nesse sentido, Gestão da Qualidade estabelece os processos, protocolos e métricas para medir e melhorar o desempenho da instituição.

Por sua vez, a Cultura da Qualidade permeia o ambiente de trabalho, promovendo valores, tais como: Comprometimento com a excelência, colaboração e busca contínua pela melhoria.

Não obstante a isso, o envolvimento de toda a equipe nesse processo é essencial: Cada membro desempenha um papel singular na execução e manutenção dos padrões de qualidade.

Porém, de nada adianta colocar em voga a intersecção entre Cultura e Gestão da Qualidade, sem que sejam abordados, antes, conceitos básicos:

Cultura da Qualidade em instituição de saúde: O que é?

A Cultura da Qualidade refere-se ao conjunto de crenças, valores, comportamentos e práticas compartilhadas por todos os membros de uma organização. Este conjunto de ideais, por assim dizer, promove e sustenta o compromisso com a excelência e a melhoria contínua.

Isto, por sua vez, transcende os processos formais e se torna parte intrínseca do ambiente de trabalho.

Desse modo, influencia a maneira como as pessoas realizam suas tarefas, interagem e percebem a importância da qualidade em todas atividades realizadas.

Essa Cultura valoriza a transparência, a responsabilidade, o aprendizado e a inovação, encorajando a colaboração e o engajamento de todos em busca da excelência.

Ela cria um ambiente onde a qualidade não é apenas uma prioridade, mas sim um modo de vida, permeando todas as camadas da organização e contribuindo para o sucesso a longo prazo da instituição.

Engajamento da equipe na Gestão da Qualidade: Comunicação Transparente e Cultura da Qualidade

Para que haja um engajamento da equipe na Gestão da Qualidade, a comunicação transparente desempenha papel preponderante.

Uma vez que, sem comunicação transparente não há espaço para cultivo da Cultura da Qualidade.

Nesse sentido, ao promover uma comunicação aberta sobre a importância da Gestão da Qualidade, os líderes tem como objetivo: Estabelecer uma compreensão comum entre os membros da equipe sobre os objetivos e valores relacionados à qualidade dos serviços.

Isso não apenas ajuda a alinhar todos os esforços em direção a metas comuns, mas também reforça a importância da qualidade em todos os aspectos do trabalho.

Desse modo, é de suma importância que cada membro da equipe compreende como suas ações individuais contribuem para a qualidade dos serviços. Para além disso, compreendam, também, que cada atitude impacta diretamente os pacientes. Diante dessa compreensão, a equipe se torna mais motivada e engajada em realizar suas tarefas com excelência.

Por fim, essa conscientização promove um senso de responsabilidade coletiva pela qualidade e fortalece a cultura organizacional. Consequentemente, a prestação de serviços mais eficaz e centrada no paciente torna-se um objetivo cultivado constantemente por parte da instituição como um todo.

Autonomia para os colaboradores

Promover uma cultura que valorize a autonomia dos colaboradores é essencial para fortalecer a Cultura da Qualidade na instituição de saúde.

Desse modo, ao enfatizar a autonomia, a organização reconhece a capacidade dos colaboradores de agir de forma independente e tomar decisões em suas áreas de atuação.

Itens tais como o registro de não conformidades, por exemplo, e a certeza de que a sua comunicação não será motivo de represálias, representa um ponto de autonomia para o colaborador

Isso não apenas aumenta a confiança dos colaboradores em suas habilidades, mas também os motiva a identificar e resolver problemas referentes à Qualidade de forma proativa.

Quando os colaboradores têm autonomia para tomar iniciativa e participar ativamente na gestão da qualidade, eles se tornam agentes de mudança dentro da organização, contribuindo para a identificação precoce de questões e a implementação de soluções eficazes.

Esse envolvimento direto dos colaboradores não apenas melhora a qualidade dos serviços prestados, mas também fortalece o senso de pertencimento e compromisso com os objetivos da instituição de saúde.

Aposte na tecnologia para facilitar a rotina

Como dissemos acima, muitas vezes é a falta de entendimento sobre a qualidade e a abundância de processos complicados que desengaja os colaboradores.

Um sistema de gestão da qualidade pode eliminar esses motivos. Além de automatizar os processos, o Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, conta com módulos específicos para gerir todos os pontos importantes do setor da qualidade: controle interno da qualidade, gestão de documentos, não conformidades, gestão de pesquisa, gestão de satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de riscos, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria e gestão de equipamentos analíticos.

A partir do momento em que todos esses processos são feitos de forma automática, a rotina da equipe é imensamente otimizada, bem como a realização dos processos e o controle dos dados e informações. Dessa forma, os colaboradores têm mais tempo para compreender e se engajar com a qualidade – e estes são apenas alguns dos benefícios de um sistema de gestão oferece.

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