Para que serve um equipamento laboratorial? Ele é utilizado para realizar experimentos, testes e análises em diversas áreas.
Porém, no que diz respeito a um laboratório que realiza diversos tipos de análises, perguntas tais como – quais são os equipamentos comuns a todo laboratório, qual a serventia deles dentro do ambiente laboratorial – podem vir a surgir, e, nesse post, me proponho a te dar algumas respostas.
Começando por uma separação fundamental para o nosso entendimento desse assunto.
Me acompanha?
Então se ajeite na sua poltrona e abra o seu bloquinho de notas virtual 🙂
Categorias de equipamento laboratorial
Para falar sobre a “serventia” dos equipamentos de laboratório, vou substituir esse termo por “funcionalidade”, ok?
Nesse sentido, existem categorias diferenciadas para cada funcionalidade de um equipamento, e aqui, vou citar alguns que são REALMENTE importantes.
Dessa forma, posso citar essas categorias: As ferramentas para medição, os equipamentos para separação e as ferramentas para análise, que são categorias diferentes de equipamentos de laboratório, cada uma com uma função específica.
De maneira mais específica, ferramentas para medição tais como, balanças, pipetas, buretas e provetas, são usadas para medir a massa, o volume e outras propriedades físicas e químicas de substâncias.
Os equipamentos para separação, por sua vez, como, centrífugas, destiladores e cromatógrafos, são usados para separar misturas de substâncias em seus componentes individuais.
As ferramentas para análise, tais como, espectrômetros e microscópios, por sua vez, são usadas para analisar as propriedades químicas e físicas de substâncias e materiais.
Abordando de maneira mais específica cada um desses tipos específicos de equipamentos é possível perceber o quão imprescindível é a sua utilização, afim de que os resultados necessários para que sejam tomadas as decisões e providências em relação a vida dos pacientes, sejam efetivas.
Ferramentas para medição
Esses equipamentos são utilizados para medir diversas propriedades físicas e químicas de substâncias, como massa, volume, densidade, pH, entre outras.
Nesse sentido, a balança é um dos equipamentos mais básicos e importantes de um laboratório, permitindo a medição da massa de substâncias com precisão e exatidão.
Por sua vez, as pipetas, buretas e provetas, são utilizadas para medir o volume de líquidos de modo confiável, sendo essenciais em experimentos que envolvem soluções e reações químicas.
Além disso, existem outros equipamentos de medição utilizados em laboratórios, como o espectrofotômetro, que mede a intensidade da luz que é absorvida ou transmitida por uma substância, permitindo a quantificação de substâncias em solução. Outro exemplar é o potenciômetro, que mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos e é utilizado para medir o pH de soluções.
Em conjunto, esses equipamentos são essenciais para garantir a precisão e a exatidão dos resultados obtidos em experimentos e análises laboratoriais, sendo utilizados em diversos campos da ciência para a realização de pesquisas, desenvolvimento de novos materiais e medicamentos, entre outras aplicações.
Equipamento para separação
Os equipamentos de separação são fundamentais em laboratórios, permitindo a separação de misturas de substâncias em seus componentes individuais, de forma que cada componente possa ser estudado individualmente ou utilizado em outros processos.
Dessa forma, um exemplo de equipamento de separação é a centrífuga, que aplica uma força centrífuga para separar componentes de uma mistura em camadas, com base em sua densidade ou tamanho.
A centrifugação é utilizada em diversas áreas da ciência, desde a biologia até a química, e é especialmente útil para separar células, organelas e outras partículas biológicas de um líquido.
Outro equipamento comum de separação é o destilador, que separa componentes líquidos de uma mistura por meio da diferença de ponto de ebulição entre os componentes.
Por fim, os cromatógrafos são equipamentos de separação que utilizam a diferença de afinidade de componentes de uma mistura com um material de suporte para separar esses componentes.
E, nesse sentido, há vários tipos de cromatografia, incluindo a cromatografia em papel, a cromatografia líquida e a cromatografia gasosa, cada uma adequada para diferentes tipos de misturas.
Em conjunto, esses equipamentos de separação são fundamentais para a análise e a separação de misturas de substâncias, permitindo a identificação e o estudo de componentes individuais.
Ferramentas de análise
Esses equipamentos são utilizados para analisar as propriedades químicas e físicas de substâncias e materiais, permitindo a identificação de compostos, a avaliação de sua composição e estrutura, e o desenvolvimento de novos materiais, medicamentos e tecnologias.
O espectrômetro, nesse sentido, é um dos equipamentos mais importantes de análise, permitindo a identificação de compostos por meio de sua assinatura espectral, que é única para cada molécula.
Há vários tipos de espectrômetros, incluindo espectrômetros de massa, espectrômetros de infravermelho e espectrômetros de ressonância magnética nuclear.
Outro equipamento de análise comum é o microscópio, que permite a observação de materiais e estruturas em escala microscópica, incluindo células, tecidos, bactérias e outros organismos e, há vários tipos de microscópios, incluindo o microscópio óptico, o microscópio eletrônico e o microscópio de fluorescência.
Por fim, os reatores são equipamentos utilizados para a produção de substâncias químicas e o estudo de reações químicas, sendo essenciais para a síntese de novos materiais e a produção de medicamentos.
Em conjunto, esses equipamentos de análise são fundamentais para a pesquisa e o desenvolvimento de novos materiais, medicamentos e tecnologias, permitindo a análise e a identificação de compostos e estruturas em diversas áreas da ciência e da tecnologia.
Equipamento laboratorial e interfaceamento
Agora, pra finalizar, acompanhe comigo esse cenário:
Você possui em seu laboratório de análises clínicas todos esses equipamentos super importantes e etc e, com toda certeza sabe da importância das informações que eles produzem e cedem para a completude dos trabalhos realizados em seu estabelecimento. Certo?
Ok!
Agora, avalie comigo, diante da quantidade de informações registradas em seus equipamentos e da importância delas, de que maneira um trabalho mais eficiente e mais rápido poderia ser desenvolvido em relação a elas?
Isso, considerando o transporte de dados de pacientes aos equipamentos, análise manual de controle e acompanhamento de amostras, liberação de resultados, sequencialidade das etapas de exames e processo de entrega dos resultados. Me diga!
E eu te respondo que, com toda certeza, a relevância desses resultados e o cuidado com a precisão destes deve estar em uma posição elevada, para que a confiabilidade do seu laboratório de análises clínicas esteja no nível de satisfação que você deseja.
Para um cuidado com as funções referentes a essas informações e resultados e redução de tempo em diversas tarefas com a utilização de ferramentas automatizadas, a solução mais viável e responsiva no alcance dos objetivos do seu estabelecimento é um software de gestão laboratorial.
Porque eu estou dizendo isso?
Porque o melhor software de gestão laboratorial que o mercado conhece, o Concent, possui a ferramenta de interfaceamento que, por sua vez, possibilita a automatização de vários procedimentos de extrema relevância dentro do laboratório, aumentando o nível de confiabilidade dos resultados e reduzindo o tempo de atividades, de modo seguro.
Então, o que você está esperando pra automatizar os seus processos com o uso do nosso software de Gestão da Qualidade?
Se eu fosse você, não perderia mais nenhum minutinho e, é por isso que eu deixo aqui, pra você, o contato da nossa especialista, esperando ansiosamente pelo seu contato, meu jovem!
Aliás, quero te lembrar que outros conteúdos sobre os equipamentos de laboratório que movem todo o fluxo do seu estabelecimento estão, também, disponíveis:
- Equipamentos de laboratório e suas funções;
- Calibração de equipamentos laboratoriais;
- Manutenção de equipamentos laboratoriais;
E depois disso tudo, continue conectado com a família do lado laranja da força e não perca nada do que acontece por aqui:
Instagram, Youtube, LinkedIn, Facebook, e, é claro, o nosso blog.
E assim eu me despeço:
Te vejo em breve 🙂