fbpx

junho 30, 2021

Como otimizar processos através da gestão de qualidade

A otimização de processos em instituições de saúde não se trata, somente, de uma vantagem competitiva. Trata-se, no entanto, de um requisito para que a instituição de saúde opere em sua total capacidade.

Nesse sentido, abordaremos a compreensão da maneira por meio da qual a Gestão da Qualidade opera a otimização de processos, bem como a sua efetividade em instituições de saúde.

Dito isso, me acompanhe até o final e vamos construir esse raciocínio juntos.

Dicas para otimização de processos com a Gestão da Qualidade

Em um contexto onde a Gestão da Qualidade é imperativa, faz-se semelhantemente obrigatória a implementação de estratégias para otimização de processos. Por sua vez, essa implementação diz respeito à excelência operacional e o alcance de um posicionamento de destaque no mercado.

Nesse sentido, a conformidade com a RDC 786/2023 é impreterível, porém, ir além e mapear a otimização dos processos diz respeito a uma efetiva estratégia competitiva.

Ao implementar efetivas práticas de Gestão da Qualidade, é possível não apenas atender aos requisitos normativos, mas também maximizar a eficiência operacional.

Dentre as dicas valiosas estão a análise crítica de processos, identificação de pontos de melhoria, e a promoção de uma cultura de melhoria contínua.

Assim, a otimização de processos não é apenas uma necessidade regulatória, mas uma estratégia proativa para se destacar em um ambiente concorrencial, garantindo a qualidade e efetividade dos serviços prestados.

Dito isso, vamos às nossas dicas de otimização de processos para a sua instituição:

Otimização de processos – Padronização

A padronização é parte preponderante da otimização de processos.

Nesse sentido, para iniciar um controle dessa natureza em uma instituição de saúde, é essencial medir e comparar resultados ao longo do tempo.

Por sua vez, são estes os demonstrativos das etapas que apontam as problemáticas, bem como apontam, também, a evolução da sua Gestão de Processos.

Nesse sentido, é relevante ressaltar que, para medir e comparar dados com pertinência, é necessário que haja um padrão entre eles.

Por esse motivo, o primeiro passo trata-se da padronização e estruturação de todos os processos que envolvem o sucesso dos processos da instituição.

Isso significa, nesse sentido, redesenhar as etapas das tarefas administrativas e de atendimento aos clientes de forma a integrar os dois campos.

Desse modo, a instituição ganha tempo, evita desperdícios e tem indicadores confiáveis do seu progresso comparado ao dos concorrentes.

Otimização de processos: Automatização

No próximo passo, após mapeado o funcionamento da empresa, torna-se mais simples a identificação de tarefas administrativas que podem ser automatizadas.

Esta automatização, por sua vez, agiliza o atendimento na instituição e, ainda, propicia maior facilidade na gestão.

Nesse sentido, por meio de pequenas alterações na rotina, vão sendo construídas, tanto a agilidade quanto a confiabilidade dos processos intrínsecos à instituição.

Para tanto, a automação se trata da migração de processos, antes efetuados manualmente, para um sistema capaz de realizá-los, sem interação humana.

Em se tratando dos laboratórios clínicos, não podemos deixar de mencionar o Concent LIS: Software  laboratorial com o melhor custo benefício do mercado e, do qual o Quaent é uma solução vertical.

Ele automatiza os principais processos administrativos e clínicos relacionados aos laboratórios de análises clínicas, veterinárias e de imagem, e tem a medida certa para atender empresas de diversos portes.

Otimização de processos: Buscando eficiência de recursos

Na busca da eficiência de recursos, a otimização dos processos depende da ação do gestor que, por sua vez, observa o fluxo da instituição para definir:

  • Gargalos de desperdício de recursos;
  • Modos de mitigação de desperdício ;
  • Possibilidade de continuidade nos processos, com acréscimo de produção com os mesmos recursos, ou menos.

Essa economia, por sua vez, pode ser gerada por itens tais como:

  • Investimento em tecnologias mais efetivas;
  • Remanejamento da equipe;
  • Mudanças efetivas nos processos da instituição.

Todos esses pontos, ainda que, aparentemente, inofensivos, geram diferenças consideráveis no orçamento.

Capacitação da equipe para otimização de processos

Considerando a atualidade e a incidência, inclusive, da Inteligência Artificial em processos institucionais, é evidente que automatização esteja cada vez mais presente.

Porém, não obstante a isso, o ser humano não deixa (e não deixará) de ser um fator indispensável. Diante disso, a qualidade da sua instituição de saúde permanece dependente e atrelada à capacidade dos seus colaboradores.

Isto, por sua vez, não se trata, tão somente, de formação acadêmica e profissional. Trata-se, porém, de considerar a capacidade de agregar indivíduos capazes de incluir a tecnologia às suas rotinas, de modo natural.

Esse indício aponta para a proatividade, bem como o cultivo de um pensamento inovador e pronto a acolher novas demandas tecnológicas, assim que solicitadas.

Desse modo, ao incentivar sua equipe à busca de soluções inovadoras para problemas perenes, a instituição ultrapassa o limite da reatividade.

De tal modo que, esse posicionamento aponta o desejo de tornar-se referência em assuntos preponderantes de um segmento em constante movimento.

Cultura da Qualidade e envolvimento dos colaboradores

A construção de uma cultura de qualidade é essencial para o sucesso organizacional e otimização de processos. Desse modo, ela exige um comprometimento profundo dos colaboradores.

Nesse sentido, o engajamento ativo na busca pela excelência fortalece essa cultura, alinhando os valores individuais aos objetivos organizacionais.

Para tanto, investir em treinamento e desenvolvimento é essencial, capacitando os colaboradores com habilidades necessárias para entender e aplicar princípios da qualidade.

Ao promover a participação ativa, a liderança incentiva uma mentalidade colaborativa e responsiva em relação à qualidade, transformando-a em identidade organizacional. Isto, por sua vez, aprimora os processos e nutre um ambiente propício à inovação e à melhoria contínua.

Invista em um sistema de gestão da qualidade

O Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo da saúde, é capaz de ajudar os gestores com todas as dicas citadas acima, além de fazer muito mais!

O Quaent foi pensado e planejado com um propósito:

Descomplicar o setor de qualidade, atingindo e mantendo altos padrões de excelência em sua instituição de saúde. Isso, por sua vez, está intrinsecamente ligado à eficiência, eficácia e otimização dos processos.

No Quaent, você encontra tudo o que precisa para gerir o setor de qualidade da sua instituição de saúde, incluindo recursos tais como:

  • Controle interno da qualidade e análise de múltiplos controles baseados nas Regras de Westegard;
  • Aplicação da metodologia Six Sigma;
  • Alertas e análises das regras estabelecidas individualmente;
  • Cálculo automático dos resultados próprios da sua empresa;
  • Resultados individuais de incerteza de medição;
  • Resultados de forma interfaceada;
  • Dashboard dinâmico das principais não-confomidades;
  • Rastreabilidade total dos processos e backup;
  • Armazenamento de forma segura.

E, é claro, se todas essas funcionalidades chamaram a sua atenção, não perca mais tempo e conheça o Quaent: Ferramenta de Gestão da Qualidade que vai revolucionar os processos da sua instituição de saúde.

Deixo aqui o Contato da Equipe Laranja, para que você conheça todas as vantagens da adesão à essa revolução, por meio da tecnologia e inovação.

E assim eu me despeço, sem esquecer de deixar aqui as nossas redes sociais para que você não perca nenhum dos nossos conteúdos:

Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!

O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!

🙂