A aliança entre tecnologia e saúde é cada vez mais forte. Há inúmeras formas através das quais a tecnologia pode alavancar diferentes processos na área da saúde, e a inteligência artificial é uma delas.
Inteligência artificial (I.A.) significa, em linhas gerais, um agrupamento de tecnologias que permite que um sistema consiga aprender conceitos. Isso acontece através de um abastecimento robusto do sistema com uma grande quantidade de dados, o que possibilita o aprendizado e a ampliação dos conhecimentos e da capacidade desse sistema.
Quando falamos em inteligência artificial, nos referimos ao campo da ciência que desenvolve esses sistemas, capazes de assimilar o alto volume de informações e dados que recebe.
Aplicações da I.A. na saúde
Na área da saúde, a inteligência artificial possui diversas aplicações. Em relação à medicina diagnóstica, destaca-se a maior precisão dos diagnósticos, uma vez que a inteligência artificial permite, por exemplo, uma boa qualidade na visualização dos órgãos internos.
Além disso, há algoritmos que possibilitam que grandes quantidades de dados de imagem sejam processadas instantaneamente, o que é também é um benefício. Outra vantagem relacionada aos diagnósticos é que há equipamentos capazes de identificar condições médicas que passariam despercebidas pelos próprios médicos que estejam procurando algum outro problema específico.
Vale destacar que a grande base de dados possibilitada pela inteligência artificial permite que sejam realizados diagnósticos precoces, uma vez que as informações referentes aos clientes ficam armazenadas num sistema ou na nuvem, por exemplo.
Entre outras vantagens e usos da inteligência artificial na saúde, destacam-se os sistemas de gestão, prontuários eletrônicos, automação dos processos, desenvolvimento de novos tratamentos e formas de diagnóstico, melhores recursos no tratamento de doenças, etc.
WhatsApp e assistência virtual
O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens instantâneas, tem sido amplamente explorado como uma opção gerada pela inteligência artificial para facilitar a rotina dos laboratórios de análises clínicas e demais instituições de saúde.
Entre as facilidades geradas pelo WhatsApp, além da comunicação direta entre a instituição e os clientes, destaca-se a assistência virtual, cada vez mais uma aposta dos gestores para melhorar e padronizar processos relativos aos laboratórios.
O uso de um assistente virtual é importante, na visão das empresas, porque facilita a comunicação com os clientes e permite um atendimento mais imediato às dúvidas gerais; na visão dos clientes, é importante porque evita, sobretudo durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, que se façam visitas desnecessárias à empresa, bem como que se tenha um atendimento quase que imediato, sem filas de espera ou entraves similares.
Existem diferentes tipos de tecnologias utilizadas na construção de assistentes virtuais, de chatbots (robô com interação simples que transfere o contato em casos de maior complexidade) a robôs mais complexos, capazes de rastrear todo o histórico dos clientes e realizar análises de dados.
No momento de escolher qual a melhor tecnologia para seu laboratório, é importante pensar no objetivo que se pretende alcançar com um assistente virtual. Isso também se relaciona ao porte da empresa – laboratórios pequenos provavelmente podem ser atendidos tranquilamente por um chatbot, enquanto laboratórios de grande porte podem contar com a ajuda de tecnologias mais avançadas.
Zoe, a assistente virtual do Concent
O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, conta com sua própria assistente virtual, a Zoe.
Além de facilitar a rotina dos colaboradores do laboratório, a Zoe ajuda a empresa a melhorar a satisfação e a experiência dos clientes. Através do WhatsApp, a Zoe consegue enviar os resultados dos exames automaticamente para os clientes.
Se você está em busca de um sistema de gestão laboratorial que, mais que o arroz-com-feijão, te ofereça diferenciais para que você se destaque com seus clientes e diante da concorrência, o Concent certamente pode te ajudar – e a Zoe também!
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 para saber mais. Não deixe de nos acompanhar também no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!