fbpx

fevereiro 19, 2021

O mercado de análises clínicas veterinárias está em plena expansão. Cada vez mais pessoas estão apostando na companhia de animais de estimação, e garantir o bem-estar dos pets é uma preocupação da grande maioria delas. Já fizemos um post no qual listamos motivos para investir em um laboratório de análises clínicas veterinárias, que você pode conferir clicando aqui. Mas, afinal, como geri-lo? Continue a leitura para conferir dicas valiosas!

Defina processos

Em primeiro lugar, é preciso definir processos internos para o seu laboratório. Assim como nos laboratórios de análises clínicas para pessoas, os exames dos laboratórios clínicos veterinários são divididos em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Também temos um post sobre elas aqui, além de um vídeo no nosso canal no YouTube.

Cada uma dessas fases tem seus processos específicos, e cabe à gestão defini-los e padronizá-los. É importante levar em conta que treinamentos para a equipe podem ser necessários, uma vez que os profissionais precisam estar plenamente capacitados para exercer suas respectivas atividades de acordo com os processos estabelecidos.

Lembre-se sempre de que, além de otimizar a rotina do laboratório, a definição e a padronização dos processos têm como objetivo final evitar erros nas três fases dos exames. Quando os processos são definidos com base na realidade do laboratório, suas capacidades e limitações, respeitando o que é possível de se realizar, a chance de ocorrência de falhas diminui bastante.

Trabalhe com metodologias de gestão

As metodologias de gestão são ferramentas para ajudar os gestores a organizar e controlar os processos, além de aumentar a produtividade e a eficiência do trabalho de todos os colaboradores da empresa.

Existem inúmeras metodologias disponíveis, cada uma com suas particularidades e objetivos específicos. A metodologia Lean, por exemplo, é voltada para o desperdício zero e, ainda que tenha sido desenvolvida por uma fábrica de carros, a Toyota, o princípio de evitar o desperdício pode ser aplicado em empresas de qualquer setor – e a saúde está inclusa aqui. Temos um post completo sobre as aplicações da metodologia Lean em laboratórios clínicos. Confira!

Outra metodologia que pode ser uma grande aliada dos gestores dos laboratórios clínicos veterinários é a 5s, amplamente utilizada por ser considerada uma filosofia que engloba organização, padronização e limpeza. Os cinco S referem-se às iniciais das seguintes palavras em japonês: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Também temos um post sobre ela aqui, além de um vídeo no nosso canal.

Aposte em um sistema de gestão laboratorial

Investir em um software para laboratório de análises clínicas pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa. O software auxilia no desempenho de diversas áreas do laboratório, iniciando no atendimento da recepção, inclusão das informações de coleta, faturamento, relatório de convênios, entre outras funções. Sendo assim, é preciso ter um sistema simples de usar, estável e flexível. Neste post, você confere os pontos nos quais deve se atentar ao escolher um sistema de gestão laboratorial.

software proporciona uma atuação proativa no gerenciamento da empresa. Além disso, contribui para um maior controle do prazo de entrega dos resultados dos exames, garantindo a segurança e a qualidade no processamento das informações.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, possui LIS voltado para uso veterinário, que, além dos recursos do programa de análises clínicas, conta com requisição específica para análises veterinárias, valores de referência por espécie, sexo e idade. Além disso, o Concent possui módulos diagnóstico de imagens (para exames de raio-X, etc.), sexagem de aves, controle de PCR e controle de AIE / Mormo. O sistema também permite o envio de resultados pela internet (via aplicativo, e-mail e SMS) para veterinário, clínica e proprietário, além de contar com o Concent Apoio, que possibilita ao laboratório ser apoio de clínicas veterinárias.

Para saber mais sobre as utilidades e aplicações do Concent nos laboratórios de análises clínicas veterinárias, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite para nos acompanhar também no InstagramFacebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Não deixe de enviar o post para os colegas! Esperamos você!