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fevereiro 17, 2021

Ferramentas importantes para a gestão da qualidade na saúde

Para uma Gestão da Qualidade eficiente, é fundamental que haja ferramentas para Gestão da Qualidade, a fim de construir uma equipe engajada à frente do setor.

Por sua vez, os processos envolvidos na qualidade são diversos e, é preciso se organizar para manter o controle e a visualização completa de todos eles. Nesse sentido, no que diz respeito a organização, ferramentas para Gestão da Qualidade são grandes aliadas.

Desse modo, profissionais da qualidade já estão habituados às sete ferramentas fundamentais do setor, comumente utilizadas para facilitar a rotina da equipe.

Neste post, portanto, abordaremos as ferramentas para Gestão da Qualidade eficiente e como são aplicadas no dia-a-dia da sua instituição de saúde.

Acompanhe comigo!

Ferramentas para Gestão da Qualidade: Fluxograma

Dentre as ferramentas para Gestão da Qualidade, o fluxograma é um gráfico de procedimentos/processos que representa a sequência das etapas de um processo.

Nesse sentido, essa ferramenta é utilizada como uma maneira de documentar determinado processo e costuma ser estruturado por símbolos geométricos que indicam:

  • Etapas envolvidas nos processos;
  • Decisões ao decorrer destes processos;
  • Materiais;
  • Serviços;
  • Recursos.

Desse modo, podem ser citados diferentes tipos de fluxogramas, tais como diagrama de blocos, fluxograma de processo simples, fluxograma funcional e fluxograma vertical.

Cada um deles, nesse sentido, possui suas aplicações específicas e, é necessário avaliar a necessidade intrínseca ao processo para selecionar a opção mais efetiva.

Dentre os motivos pelos quais se utiliza um fluxograma, destaca-se a padronização da representação dos métodos e maior rapidez na descrição desses métodos.

Não obstante a isso, podem ser citadas a facilidade na leitura de um processo, de maneira holística e de modo processual. E ainda, há  possibilidade de localização e identificação dos pontos de maior relevância nos processos e/ou métodos.

Ferramentas para Gestão da Qualidade: Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)

Uma das ferramentas para Gestão da Qualidade, o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, é utilizado para:

Identificar, classificar, organizar, documentar e exibir graficamente as causas de um determinado problema, de maneira hierarquizada, para concreta identificação das causas deste problema.

Nesse sentido, o diagrama de Ishikawa prevê que há um número limitado e específico de causas primárias, secundárias, terciárias e assim, sucessivamente, para um problema.

Diante disso, tais causas são agrupadas em seis categorias, também denominadas – “6M”.

São estas:

  • Máquina;
  • Materiais;
  • Mão de obra;
  • Meio ambiente;
  • Método;
  • Medidas.

Uma vez que os colaboradores possuem perspectivas diferentes sobre as causas, para uma construção completa, o ideal é que a equipe elabore o diagrama.

Desse modo, ao preencher o diagrama, o nível de compreensão a respeito do problema torna-se mais elevado, devido as diversas facetas elencadas a respeito deste.

Ferramentas para Gestão da Qualidade: Folha de verificação

Possivelmente, a mais utilizada e, portanto, uma das ferramentas para Gestão da Qualidade, trata-se da Folha de Verificação.

Sua larga utilização, nesse sentido, se dá, em virtude da sua aplicação fácil e intuitiva e, em termos simples, trata-se de um checklist. Ou seja, formulário utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados, além de uniformizar a execução e a verificação dos processos.

Desse modo, a Folha de Verificação é a base para a maioria dos projetos, pois ela oferece uma visão holística das ações que a equipe precisa realizar.

Nesse sentido, a Folha de Verificação tem o intuito de apresentar percepção rápida, assim como sua interpretação e, é por esse motivo que, diversas aplicações se beneficiam dela.

Ferramentas para Gestão da Qualidade: Diagrama de Pareto

Como ferramenta para Gestão da Qualidade, o Diagrama de Pareto trata-se de recurso gráfico cujo objetivo é estabelecer uma ordem na causa de perdas específicas.

Por meio desta ferramenta, nesse sentido, pode-se compreender a relação entre uma ação e seus benefícios, a fim de priorizar as ações que trarão melhores resultados.

No que diz respeito à sua formação, o Diagrama de Pareto compõe-se de dois conjuntos de dados.

  • Um gráfico de colunas com os fatores analisados (não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc.), listados do mais recorrente ao menos recorrente;
  • Uma linha que representa a porcentagem acumulada da frequência das ocorrências.

Utiliza-se, desse modo, a ferramenta para:

  • Analisar a frequência de determinadas ocorrências;
  • Definir quais são as ocorrências mais significativas na empresa;
  • Auxiliar no desdobramento de causas gerais dos problemas do setor de gestão da qualidade ao analisar dados específicos dos processos.

Ferramentas para Gestão da Qualidade: Histograma

Também chamado de gráfico de distribuição de frequências, o histograma é uma representação gráfica utilizada para distribuir dados numéricos, exibindo a frequência de uma determinada amostra de dados.

Após coletar amostras de uma variável quantitativa por determinado período de tempo, é possível fazer uma análise gráfica desta variável.

Por exemplo, em uma pesquisa de satisfação, se os clientes avaliam sua empresa com notas de 1 a 5, o histograma possibilita visualizar quantas vezes cada nota foi dada.

Entre os tipos de histograma, destacam-se o histograma simétrico ou normal, o histograma assimétrico, o histograma com dois picos, o histograma platô e o histograma aleatório. Assim como o fluxograma, é importante avaliar qual o melhor tipo para a variável que se quer analisar.

Diagrama de dispersão

O diagrama de dispersão trata-se de ferramenta importante para Gestão da Qualidade pois, por meio de representação gráfica, permite a  visualização da relação entre duas variáveis.

Desse modo, utiliza-se a ferramenta para avaliação da relação entre uma variável independente e outra dependente da primeira. De tal modo que, a variável independente é a causa que provoca o efeito e, a dependente, por outro lado, é o efeito em si.

Nesse sentido, denomina-se “correlação”, a relação entre as variáveis, e esta, por sua vez, pode ser positiva, negativa ou nula.

O diagrama de dispersão tem esse nome pois a representação gráfica se dá através da dispersão entre pontos. Quanto menor a dispersão entre os pontos, mais forte é a relação entre as variáveis.

A fim de determinar causa e efeito, as equipes utilizam esta ferramenta para identificar possíveis causas de um problema. Não obstante a isso, faz-se possível a validação dos efeitos de uma intercorrência, se dizem respeito a uma única causa ou não.

Controle Estatístico de Processo (CEP)

O CEP é um método de coleta e verificação de amostras de resultados cujo objetivo é controlar o funcionamento e diminuir as falhas decorrentes da execução dos processos.

O principal objetivo do CEP é padronizar e estabilizar um processo de modo a sustentar melhorias, otimizar recursos, reduzir falhas e melhorar a qualidade do produto/serviço final. O intuito é criar processos estáveis e garantir sua previsibilidade, de modo a evitar surpresas negativas.

A partir do momento em que os processos estão estáveis, pode-se evoluir para buscar a melhoria contínua da empresa como um todo.

Considerações Finais

Gostou de saber sobre as ferramentas mais utilizadas no Controle da Qualidade?

Não deixe de conferir, portanto, a ferramenta de Gestão da Qualidade que possui estas funcionalidades e muitas outras.

Não obstante a isso, a Cultura da Qualidade é a base de todo movimento em direção a Gestão efetiva da Qualidade em uma instituição de saúde. Diante disso, a ferramenta que atende às sua perspectivas, deve incluir a implementação descomplicada da Cultura da Qualidade em sua instituição.

Nesse sentido, o Quaent, software de Gestão Laboratorial do Concent LIS é a ferramenta mais efetiva, visto que põe a Qualidade à palma da sua mão. Isso, por sua vez, só é possível em vista da sua total responsividade em dispositivos móveis.

O novo jeito de fazer Qualidade, portanto, está ao alcance das suas mãos.

Para que você conheça a ferramenta ideal para a sua instituição de saúde, deixo aqui abaixo o contato da nossa equipe e, estamos prontos para te contar as vantagens da transformação por meio da tecnologia e inovação:

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