Para uma Gestão da Qualidade eficiente, é fundamental que haja ferramentas para Gestão da Qualidade, a fim de construir uma equipe engajada à frente do setor.
Por sua vez, os processos envolvidos na qualidade são diversos e, é preciso se organizar para manter o controle e a visualização completa de todos eles. Nesse sentido, no que diz respeito a organização, ferramentas para Gestão da Qualidade são grandes aliadas.
Desse modo, profissionais da qualidade já estão habituados às sete ferramentas fundamentais do setor, comumente utilizadas para facilitar a rotina da equipe.
Neste post, portanto, abordaremos as ferramentas para Gestão da Qualidade eficiente e como são aplicadas no dia-a-dia da sua instituição de saúde.
Acompanhe comigo!
Ferramentas para Gestão da Qualidade: Fluxograma
Dentre as ferramentas para Gestão da Qualidade, o fluxograma é um gráfico de procedimentos/processos que representa a sequência das etapas de um processo.
Nesse sentido, essa ferramenta é utilizada como uma maneira de documentar determinado processo e costuma ser estruturado por símbolos geométricos que indicam:
- Etapas envolvidas nos processos;
- Decisões ao decorrer destes processos;
- Materiais;
- Serviços;
- Recursos.
Desse modo, podem ser citados diferentes tipos de fluxogramas, tais como diagrama de blocos, fluxograma de processo simples, fluxograma funcional e fluxograma vertical.
Cada um deles, nesse sentido, possui suas aplicações específicas e, é necessário avaliar a necessidade intrínseca ao processo para selecionar a opção mais efetiva.
Dentre os motivos pelos quais se utiliza um fluxograma, destaca-se a padronização da representação dos métodos e maior rapidez na descrição desses métodos.
Não obstante a isso, podem ser citadas a facilidade na leitura de um processo, de maneira holística e de modo processual. E ainda, há possibilidade de localização e identificação dos pontos de maior relevância nos processos e/ou métodos.
Ferramentas para Gestão da Qualidade: Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)
Uma das ferramentas para Gestão da Qualidade, o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, é utilizado para:
Identificar, classificar, organizar, documentar e exibir graficamente as causas de um determinado problema, de maneira hierarquizada, para concreta identificação das causas deste problema.
Nesse sentido, o diagrama de Ishikawa prevê que há um número limitado e específico de causas primárias, secundárias, terciárias e assim, sucessivamente, para um problema.
Diante disso, tais causas são agrupadas em seis categorias, também denominadas – “6M”.
São estas:
- Máquina;
- Materiais;
- Mão de obra;
- Meio ambiente;
- Método;
- Medidas.
Uma vez que os colaboradores possuem perspectivas diferentes sobre as causas, para uma construção completa, o ideal é que a equipe elabore o diagrama.
Desse modo, ao preencher o diagrama, o nível de compreensão a respeito do problema torna-se mais elevado, devido as diversas facetas elencadas a respeito deste.
Ferramentas para Gestão da Qualidade: Folha de verificação
Possivelmente, a mais utilizada e, portanto, uma das ferramentas para Gestão da Qualidade, trata-se da Folha de Verificação.
Sua larga utilização, nesse sentido, se dá, em virtude da sua aplicação fácil e intuitiva e, em termos simples, trata-se de um checklist. Ou seja, formulário utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados, além de uniformizar a execução e a verificação dos processos.
Desse modo, a Folha de Verificação é a base para a maioria dos projetos, pois ela oferece uma visão holística das ações que a equipe precisa realizar.
Nesse sentido, a Folha de Verificação tem o intuito de apresentar percepção rápida, assim como sua interpretação e, é por esse motivo que, diversas aplicações se beneficiam dela.
Ferramentas para Gestão da Qualidade: Diagrama de Pareto
Como ferramenta para Gestão da Qualidade, o Diagrama de Pareto trata-se de recurso gráfico cujo objetivo é estabelecer uma ordem na causa de perdas específicas.
Por meio desta ferramenta, nesse sentido, pode-se compreender a relação entre uma ação e seus benefícios, a fim de priorizar as ações que trarão melhores resultados.
No que diz respeito à sua formação, o Diagrama de Pareto compõe-se de dois conjuntos de dados.
- Um gráfico de colunas com os fatores analisados (não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc.), listados do mais recorrente ao menos recorrente;
- Uma linha que representa a porcentagem acumulada da frequência das ocorrências.
Utiliza-se, desse modo, a ferramenta para:
- Analisar a frequência de determinadas ocorrências;
- Definir quais são as ocorrências mais significativas na empresa;
- Auxiliar no desdobramento de causas gerais dos problemas do setor de gestão da qualidade ao analisar dados específicos dos processos.
Ferramentas para Gestão da Qualidade: Histograma
Também chamado de gráfico de distribuição de frequências, o histograma é uma representação gráfica utilizada para distribuir dados numéricos, exibindo a frequência de uma determinada amostra de dados.
Após coletar amostras de uma variável quantitativa por determinado período de tempo, é possível fazer uma análise gráfica desta variável.
Por exemplo, em uma pesquisa de satisfação, se os clientes avaliam sua empresa com notas de 1 a 5, o histograma possibilita visualizar quantas vezes cada nota foi dada.
Entre os tipos de histograma, destacam-se o histograma simétrico ou normal, o histograma assimétrico, o histograma com dois picos, o histograma platô e o histograma aleatório. Assim como o fluxograma, é importante avaliar qual o melhor tipo para a variável que se quer analisar.
Diagrama de dispersão
O diagrama de dispersão trata-se de ferramenta importante para Gestão da Qualidade pois, por meio de representação gráfica, permite a visualização da relação entre duas variáveis.
Desse modo, utiliza-se a ferramenta para avaliação da relação entre uma variável independente e outra dependente da primeira. De tal modo que, a variável independente é a causa que provoca o efeito e, a dependente, por outro lado, é o efeito em si.
Nesse sentido, denomina-se “correlação”, a relação entre as variáveis, e esta, por sua vez, pode ser positiva, negativa ou nula.
O diagrama de dispersão tem esse nome pois a representação gráfica se dá através da dispersão entre pontos. Quanto menor a dispersão entre os pontos, mais forte é a relação entre as variáveis.
A fim de determinar causa e efeito, as equipes utilizam esta ferramenta para identificar possíveis causas de um problema. Não obstante a isso, faz-se possível a validação dos efeitos de uma intercorrência, se dizem respeito a uma única causa ou não.
Controle Estatístico de Processo (CEP)
O CEP é um método de coleta e verificação de amostras de resultados cujo objetivo é controlar o funcionamento e diminuir as falhas decorrentes da execução dos processos.
O principal objetivo do CEP é padronizar e estabilizar um processo de modo a sustentar melhorias, otimizar recursos, reduzir falhas e melhorar a qualidade do produto/serviço final. O intuito é criar processos estáveis e garantir sua previsibilidade, de modo a evitar surpresas negativas.
A partir do momento em que os processos estão estáveis, pode-se evoluir para buscar a melhoria contínua da empresa como um todo.
Considerações Finais
Gostou de saber sobre as ferramentas mais utilizadas no Controle da Qualidade?
Não deixe de conferir, portanto, a ferramenta de Gestão da Qualidade que possui estas funcionalidades e muitas outras.
Não obstante a isso, a Cultura da Qualidade é a base de todo movimento em direção a Gestão efetiva da Qualidade em uma instituição de saúde. Diante disso, a ferramenta que atende às sua perspectivas, deve incluir a implementação descomplicada da Cultura da Qualidade em sua instituição.
Nesse sentido, o Quaent, software de Gestão Laboratorial do Concent LIS é a ferramenta mais efetiva, visto que põe a Qualidade à palma da sua mão. Isso, por sua vez, só é possível em vista da sua total responsividade em dispositivos móveis.
O novo jeito de fazer Qualidade, portanto, está ao alcance das suas mãos.
Para que você conheça a ferramenta ideal para a sua instituição de saúde, deixo aqui abaixo o contato da nossa equipe e, estamos prontos para te contar as vantagens da transformação por meio da tecnologia e inovação:
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