A rotina dos gestores de laboratórios de análises clínicas é agitada. Para além dos compromissos rotineiros, das incumbências necessárias relativas à administração de uma empresa e do gerenciamento da equipe, os gestores precisam estar a par de todos os processos internos do laboratório. A gestão não pode ser parcial, e sim total.
Para ajudar a centralizar as informações em um único local, um sistema de gestão para o laboratório é imprescindível. Mas este é apenas o “arroz e feijão”, e, para uma gestão eficiente, é preciso ir além. Neste post, listamos algumas características fundamentais que um sistema de gestão laboratorial deve ter para atender a todas as demandas do laboratório e, mais que isso, ajudar os gestores a alcançarem novos patamares referentes à qualidade e ao crescimento. Confira!
Uso de LIS (Sistema de Informação Laboratorial)
O Programa de Laboratório de Análises Clínicas LIS conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.
Para a gestão, isso é muito importante e de grande ajuda, uma vez que os dados de todos os setores do laboratório ficam em um único lugar. A gestão laboratorial e a gestão empresarial são feitas pelo mesmo sistema, o que otimiza tempo e recursos, além de facilitar o controle dos processos.
O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, utiliza o programa LIS, e oferece aos clientes todas as facilidades que vêm com ele.
Adoção de indicadores de B.I. (Business Inteligence)
Adotar sistemas que possuem indicadores de Business Inteligente (B.I.) é importante para conseguir extrair e analisar informações valiosas que ajudam na tomada de decisão.
O Concent fornece informações estratégicas que todas as empresas de alto desempenho devem acompanhar, como NPS, churn rate, taxa de retenção de cliente, LTV (Lifetime Value) e dezenas de outros indicadores de B.I. semelhantes.
Homologação com laboratórios de apoio
A homologação do sistema de gestão laboratorial com os laboratórios de apoio facilita o envio das amostras e o recebimento dos resultados e evita que eles tenham de ser cadastrados tanto no sistema do laboratório quanto no do apoio, ou seja, o cadastro é realizado apenas uma vez.
De forma integrada, a partir do momento em que se recebe o cliente e a coleta é realizada, é possível direcionar para qual apoio o exame será enviado, totalmente parametrizado para o apoio em questão. Ainda no atendimento, o Concent realiza a integração com o apoio com emissão de etiqueta primária.
Dessa forma, o apoio recebe todas as informações relativas às amostras coletadas, e a comunicação entre apoio e apoiado é simples e ágil.
Interfaceamento com equipamentos
O interfaceamento do sistema de gestão laboratorial com os equipamentos do laboratório é valioso. Graças a ele, o sistema é capaz de enviar todos os dados do cliente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras.
As vantagens do interfaceamento incluem a redução de erros comuns, mais agilidade e segurança nos resultados e a diminuição de custos, uma vez que a necessidade de procedimentos manuais é eliminada. O interfaceamento está diretamente ligado à automação laboratorial, cujos principais benefícios você confere neste post.
Vale ressaltar que o Concent utiliza a metodologia Delta Check e que o gerenciador de interfaceamento permite o controle de várias interfaces em uma única tela.
Envio de resultados por diferentes plataformas
Os dias de buscar o laudo com os resultados dos exames nos laboratórios já se foram. Hoje, com a transformação digital, o envio dos laudos costuma ser feito pela internet e em diferentes plataformas.
O Concent permite que o laudo com os resultados dos exames seja enviado por diferentes plataformas, como SMS, e-mail, aplicativo para smartphone (também permite a digitalização dos documentos do cliente, integrando-os automaticamente ao sistema e armazenando-os na nuvem) e WhatsApp (via assistente virtual – Zoe).
Além disso, uma vez que o cliente utilizou os serviços do laboratório, ele tem a possibilidade de conferir o histórico dos resultados dos exames, visto que eles ficam armazenados no Concent.
Estes são apenas alguns fatores importantes para uma gestão aplicada e completa de um laboratório de análises clínicas. É fundamental se atentar a eles na hora de escolher um sistema, uma vez que eles podem ser considerados diferenciais.
Para conhecer todas as soluções que o Concent oferece e como ele pode otimizar a rotina do seu laboratório, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.
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