fbpx

novembro 9, 2018

O capital humano de um laboratório é parte fundamental do negócio. Afinal, de nada adianta investir em modernização e tecnologia se não houver uma liderança motivadora que instigue os colaboradores. Sendo assim, a conduta dos gestores é determinante para a eficiência da equipe, pois são eles que ditam o ritmo de trabalho, as diretrizes a serem seguidas e controlam o clima organizacional.

Bons líderes conseguem uma melhoria dos serviços prestados, bem como reduzir custos e otimizar a realização das tarefas. Com isso, o laboratório garante uma melhoria na percepção dos pacientes quanto à qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Mas, para alcançar esse patamar, é preciso desenvolver algumas características importantes no corpo gerencial. Então, neste artigo, vamos abordar as principais delas para você começar a aplicar a partir de agora em seu negócio. Confira!

Priorize a transparência nas relações

Dentro da liderança motivadora, o primeiro ponto que vamos destacar é a comunicação clara, direta e transparente. Boa parte dos problemas nas relações de trabalho surgem da ineficiência nesse sentido. A famosa “rádio peão” pode gerar uma insatisfação muito grande e prejudicar o bom andamento das tarefas.

Portanto, os líderes precisam ser francos e abertos com suas equipes. Assim, as pessoas se sentirão mais seguras e integradas à empresa. Além disso, elas estarão mais abertas a propor soluções e ajudar em seu crescimento.

Invista no capital humano

Organizações que investem no desenvolvimento de seus funcionários colhem excelentes frutos. Treinamentos focados em questões comportamentais ajudam a manter os colaboradores motivados. Por outro lado, os treinamentos técnicos contribuem para melhorar a execução das tarefas no dia a dia.

Outro ponto importante nesse quesito é promover o reconhecimento daqueles que se destacam por sua dedicação e empenho. Não é necessário criar premiações mirabolantes, mas faça com que essa pessoa saiba que suas ações estão sendo notadas de forma positiva.

Delegue tarefas e responsabilidades

A gestão centralizadora é totalmente desestimulante para a equipe. Isso porque fica uma sensação de falta de confiança do líder para com seus liderados. Na outra ponta, o time se torna cada vez menos confiante em seu potencial.

Logo, delegar as tarefas e responsabilidades aumenta a sensação de capacidade. Dessa forma, gestores estarão encorajando sua equipe a se comprometer cada vez mais com o laboratório, o que é altamente motivador.

Compartilhe os valores da empresa

Os valores dos colaboradores, em qualquer ramo de atividade, precisam estar alinhados com os da organização. Um conflito entre eles pode gerar um descontentamento muito grave, que compromete o bom trabalho do indivíduo.

Por isso, é essencial que a liderança compartilhe e dissemine os valores que norteiam o laboratório. Assim, todos ficam alinhados e cientes da situação. Consequentemente, permanecerão apenas aqueles que estão de acordo.

Crie metas e estipule desafios

A criação de meta e desafios é uma forma poderosa de estimular uma equipe. Apenas é preciso tomar o cuidado de estabelecer objetivos alcançáveis, já que os funcionários precisam enxergar a possibilidade de batê-las.

Ao mesmo tempo, é importante que não sejam muito fáceis. Até porque o foco é fazer com que haja um esforço adicional em prol disso. É esse o ponto que proporciona o principal benefício dessa estratégia.

Enfim, a liderança motivadora pode promover diversas vantagens, tanto para os funcionários, quanto para o laboratório. Além disso, a satisfação dos clientes será ainda maior, pois essas atitudes refletem no atendimento e na qualidade dos serviços prestados.

Se você gostou deste texto, que tal acompanhar nossas novidades pelas redes sociais? Estamos no LinkedIn, e Facebook.

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>