fbpx

outubro 17, 2018

Manter um bom relacionamento com fornecedores é um dos segredos de sucesso de muitas empresas. Afinal, ter parceiros para suprir as necessidades do negócio é importantíssimo para a execução das atividades operacionais com excelência.

Porém, no mundo dos negócios, nem sempre é simples escolher e manter boas relações com outras empresas. A verdade é que todos almejam a estabilidade de seus próprios empreendimentos.

Para ajudá-lo nessa empreitada, apresentamos, a seguir, dicas de como construir um relacionamento eficaz com os fornecedores. Continue a leitura e confira!

Crie parcerias sólidas para um bom relacionamento com fornecedores

O grande erro de muitos empresários é enxergar e tratar os fornecedores como peças descartáveis. Essa atitude torna impossível a construção de parcerias duradouras e bem-sucedidas.

O segredo é agir da forma contrária: oferecer projetos de parceria aos fornecedores, apontar os benefícios que eles podem obter e frisar que o crescimento e o fortalecimento de ambas as marcas é o objetivo principal.

Negocie prazos para melhorar o fluxo de caixa

Uma verdadeira parceria é boa para todos os envolvidos. Cada parte precisa ponderar as situações para o completo entendimento. Nesse sentido, é interessante negociar prazos para facilitar o pagamento de faturas e melhorar o fluxo de caixa da empresa.

Os fornecedores, geralmente, são empreendedores que conhecem o mercado e, por isso, são mais flexíveis quanto aos aspectos de negociação. O importante é que todos os acordos sejam cumpridos e que ambos os negócios se mantenham estáveis.

Não coloque preço acima da qualidade

O intuito é sempre oferecer o melhor para o cliente. Então, para garantir que todos os processos da empresa sigam um padrão de excelência, não se deve privilegiar o preço em detrimento da qualidade ao escolher os fornecedores.

Ter produtos ou serviços a preços moderados é ótimo, mas certificar-se sobre a eficiência da mercadoria de forma geral é ainda mais importante. Assim, é interessante analisar o custo-benefício. A partir desse raciocínio, há menos chances de cair em armadilhas.

Alinhe os processos

Para que os fornecedores cumpram os prazos, é crucial que haja um alinhamento de processos. Ou seja, os parceiros devem saber a quantidade de produtos no estoque, os dias de recebimento, as datas de compra e outros.

Da mesma forma, a companhia deve conhecer fatores essenciais da agenda dos fornecedores. Incluem-se aí quantidade de dias necessários para entrega, inventário, reuniões e assim por diante.

Acompanhe os indicadores de desempenho dos fornecedores

Para que o relacionamento seja saudável e produtivo, é essencial que a empresa tenha um sistema de avaliação de fornecedores. Isso vai ajudar a acompanhar os indicadores de desempenho de cada um deles.

É importante que a companhia estabeleça formas eficientes de fazer esse processo. Afinal, essa é uma exigência da acreditação de laboratórios de análises clínicas.

Defina canais de comunicação eficazes

A comunicação é um dos princípios básicos de qualquer relacionamento, inclusive no segmento corporativo. Por isso, implementar, definir e manter canais de comunicação eficazes com os fornecedores é fundamental para o crescimento da empresa.

Além disso, é importante garantir que todos eles funcionem no período estabelecido. Só assim é possível assegurar uma comunicação fluida, direta e sem ruídos.

Em suma, manter um bom relacionamento com fornecedores é possível e vital para qualquer negócio. Além disso, é essencial que a gestão de pessoas tenha como base a empatia, para superar obstáculos e extrair os benefícios de parceiras duradouras.

Gostou dessas dicas? Acesse nosso site para mais informações!  E, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, outros interessados podem ter acesso a ele.