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março 24, 2021

O papel da análise SWOT na gestão da qualidade

 

A análise SWOT (também conhecida como análise FOFA no Brasil) é uma ferramenta de gestão estratégica. Essa ferramenta visa, por sua vez, avaliar as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de uma organização, projeto ou situação.

As organizações frequentemente utilizam a análise SWOT para tomar decisões estratégicas e criar planos de ação, identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Nesse sentido, quanto ao papel da análise SWOT na gestão da qualidade, ela atua na identificação de áreas passivas de aprimoramento para garantia de Qualidade.

Desse modo, ao analisar as forças e fraquezas internas, a empresa pode:

  • Identificar oportunidades para melhorar seus processos;
  • Promover o treinamento da sua equipe;
  • Implementar práticas de gestão da qualidade.

Ao mesmo tempo, a análise das oportunidades e ameaças externas auxiliam à organização a antecipar mudanças no ambiente de negócios que possam afetar Qualidade.

Portanto, a análise SWOT é uma ferramenta valiosa para orientar a tomada de decisões na gestão da qualidade, ajudando a garantir a eficácia e a competitividade a longo prazo.

O que é a análise SWOT?

O termo SWOT refere-se à abreviação das seguintes palavras em inglês: strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Por isso, a análise SWOT é conhecida também por matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) – as forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo.

A análise SWOT é relativamente simples de se fazer, uma vez que identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é uma tarefa bastante objetiva. 

A aplicação bem-sucedida e os benefícios desta ferramenta dependem de como as organizações a utilizam, indo além da mera identificação de pontos relevantes para alcançar seus objetivos.

Há alguns pontos válidos nos quais é necessário focar se o objetivo da análise SWOT é gerar valor e vantagem competitiva à instituição. Abaixo, listamos os principais. Confira!

Foco

Uma análise SWOT bem-sucedida requer foco, pois ao identificar os pontos relevantes, é comum ocorrer generalização, comprometendo a eficácia da análise.

Deve-se evitar vagueza na análise SWOT. A abordagem deve responder a perguntas pré-definidas para direcionar a criação de um plano de ação visando a melhoria contínua do desempenho institucional.

Benchmarking

Benchmarking, trata-se da comparação de processos, práticas e desempenho com líderes do setor e, nesse sentido, desempenha um papel crucial na aprimoração da análise SWOT.

Desse modo, ao examinar as estratégias dos concorrentes, obtêm-se insights para aperfeiçoar seus pontos fortes, corrigir fraquezas, explorar oportunidades e antecipar ameaças.

Essa abordagem não apenas oferece uma compreensão mais profunda do ambiente competitivo, mas também enriquece a análise SWOT com dados comparativos, tornando-a mais precisa e direcionada.

Desse modo, ao incorporar informações do benchmarking, a análise SWOT se transforma em uma ferramenta assertiva para tomada de decisões estratégicas.

Essa prática inspira a inovação, promove melhorias contínuas e contribui para uma visão abrangente do mercado. A conexão entre benchmarking e análise SWOT, nesse sentido, é essencial para garantir que as estratégias institucionais sejam assertivas à longo prazo.

Aliás, abrindo aqui um parêntesis, temos um conteúdo completo sobre a importância do benchmarking para instituições de saúde.

Portanto, o benchmarking é essencial na análise SWOT, pois, ao comparar com concorrentes, mantém o foco e melhora a compreensão dos insights extraídos.

Compartilhamento de informações

É fundamental que as informações colhidas para a realização da análise SWOT sejam compartilhadas com todos os colaboradores da empresa. Além de estimular o entrosamento entre todos os membros da equipe, compartilhar informações é importante para criar um canal de comunicação aberto e para que todos possam oferecer sua visão sobre o panorama analisado.

Para a qualidade da empresa, isso é muito valioso, uma vez que pessoas diferentes podem apresentar soluções diferentes para o mesmo problema, o que aumenta as possibilidades de ação da instituição.

Busca pelas causas

Ao realizar a análise SWOT, pode ser que haja uma tendência natural a procurar características dos pontos relevantes. As perguntas feitas normalmente são no sentido de definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças quando, na verdade, deveriam ter o intuito de encontrar as causas desses fatores.

É essencial tentar compreender a origem das coisas, ou seja, por que elas são como são. Pode ser que a resposta esteja nos recursos da instituição, no caso das forças e fraquezas, ou no modus operandi dos concorrentes, no caso das oportunidades e ameaças, mas, de qualquer forma, é necessário compreender a causa dos pontos levantados. 

Entendendo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Para entender como colocar a análise SWOT em prática, o domínio sobre os fatores que a envolvem é fundamental. Abaixo, listamos as perguntas que devem ser feitas durante o processo de identificação de cada um dos quadrantes da análise:

Forças

As forças, como o próprio nome sugere, são os pontos fortes da instituição, as vantagens internas em relação à concorrência. Pergunte-se: quais são nossas melhores atividades e processos internos e por quê? Qual a nossa maior vantagem competitiva e por que nos destacamos nesse quesito? Quais são nossos melhores recursos?

Fraquezas

As fraquezas são o oposto das forças. São as desvantagens internas e os pontos nos quais a empresa perde em relação à concorrência. Pergunte-se: nossa equipe está devidamente capacitada? Nossas matérias-primas são qualificadas? Nossos processos estão padronizados e são confiáveis? Conhecemos nossa concorrência? No que perdemos para ela?

Oportunidades

Diferente das forças, as oportunidades são os fatores externos que exercem influência positiva sobre a empresa, que têm potencial de fazê-la se destacar diante da concorrência. Pergunte-se: há alguma redução de impostos que possa nos beneficiar? Alguma iniciativa, pública ou privada, que representa uma oportunidade para nós?

Ameaças

As ameaças são os fatores externos que podem comprometer as vantagens competitivas da empresa, ou seja, o oposto das oportunidades. Pergunte-se: alguma variação cambial pode inviabilizar a importação de matérias-primas? Algum grande concorrente está chegando à cidade? Há novas políticas, normativas ou leis que comprometam nosso modus operandi atual?

Mais uma vez, vale reforçar que as forças e fraquezas são fatores internos e gerenciáveis, enquanto as oportunidades e ameaças são fatores externos que não podem ser diretamente manipulados

A análise SWOT é mais uma ferramenta que, quando aplicada corretamente e de forma assertiva, pode ser extremamente útil à qualidade das instituições de saúde.

Considerações Finais

Em conclusão, a análise SWOT desempenha um papel vital na gestão da qualidade. Nesse sentido, para potencializar seus benefícios, o Quaent, Software de Gestão da Qualidade do Concent LIS, surge como a ferramenta ideal para: Integrar e otimizar a implementação eficaz das estratégias derivadas dessa análise.

Com recursos robustos e uma abordagem centrada na qualidade, o Quaent se destaca como uma aliada indispensável na busca pela excelência operacional e melhoria contínua.

Transforme insights em ações tangíveis, elevando os padrões de qualidade da sua instituição. Desse modo, entrego a você o nosso contato para que você conheça, agora mesmo, como iniciar a revolução da Qualidade em sua instituição de saúde.

Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja

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